Dilma participa da formatura de alunos do Pronatec em Belo Horizonte
A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta segunda-feira (7), da cerimônia de formatura de 1.500 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Belo Horizonte (MG).
Segundo a presidenta, o Pronatec cria oportunidades de trabalho que tornam o Brasil mais competitivo e produtivo. "Por isso temos de apostar num país de técnicos, com capacitação técnica, de ter universitários, cientistas, pesquisadores, e gente bem formada”, afirmou a presidenta.
O Pronatec busca, por meio da formação técnica, ajudar a melhorar a renda, emprego e condições para a família de cada brasileiro. “O Brasil tem que valorizar as pessoas que fizeram capacitação profissional. Educação profissional é fundamental para o destino de nosso País.”
Dilma também ressaltou a importância dos institutos tecnológicos e do sistema S (Senai, Sesi, Sesc, Senac, entre outros) na consolidação do Programa Nacional. "Os institutos federais tecnológicos, ligados ao Ministério da Educação (MEC), e o sistema S também cumpriram o papel estratégico que é dar suporte para o melhor curso profissional possível", pontuou.
Também presente na ocasião, o ministro da Educação, Henrique Paim, destacou os investimentos realizados. "São R$ 14 bilhões investidos no Pronatec, sem paralelo, na educação profissional. Só em Minas Gerais, são mais de R$ 1 bilhão investidos na educação profissional", afirmou.
Mais oportunidades para jovens e adultos
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. A meta alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.
No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Conheça os cursos ofertados.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Blog do Planalto