Blog
Doador comemora aniversário no Hemopi e promove doação coletiva
Com seu gesto de doar sangue, Raimundo Nonato de Morais, 59 anos, já ajudou a vida de muitas pessoas. Ele é um dos doadores mais antigos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) e o líquido que corre em suas veias já foi retirado mais de 50 vezes, segundo as suas contas, em aproximadamente de 15 anos. Mas para Pequeno, como também é conhecido, isso não foi suficiente. Este ano, ele pediu que seus amigos seguissem seu gesto e fizessem a doação para lhe dar presente de aniversário celebrado na sede do Hemopi, neste sábado (3).
“Eu doo sangue quatro vezes por ano. É a minha forma de ajudar. Eu vi as campanhas e quanta gente precisa, por isso comecei a doar e nunca mais parei”, conta Pequeno. Ele também é um dos coordenadores do time de futebol Proálcool, do bairro Lourival Parente, e chamou os atletas, vizinhos e amigos para participarem da doação coletiva que celebra seu aniversário. “Este será o melhor presente, saber que ajudaremos a muitas pessoas”, descreve.
Segundo Pequeno, muitas pessoas têm medo de doar sangue, mas tudo não passa de falta de informação. “Tem gente que pensa que engorda, que vicia, mas não tem nada disso. Quando você doa, você se sente melhor por ajudar o próximo. A pessoa estando bem de saúde pode doar”, assegura. Cada bolsa de sangue coletada de Pequeno e dos seus amigos pode ajudar até quatro pessoas, já que o Hemopi separa o plasma, as hemácias e as plaquetas, direcionando-os aos pacientes adequados.
Maria do Perpétuo Socorro Medeiros, supervisora da recepção de doadores, diz que a idéia de adiar a festa de aniversário, cuja data foi no dia 31 de agosto, para este sábado e realizá-la no Hemopi foi do próprio Raimundo Morais. “A iniciativa foi dele. O Pequeno faz doações periódicas e aqui nós temos contabilizadas nos computadores 38 vezes, mas ele tem comprovantes do tempo em que nem havia o registro eletrônico”, pontua.
A supervisora ressalta que outras pessoas já tiveram iniciativas semelhantes e que isso possibilita um melhor atendimento aos pacientes que necessitam das doações. “É gratificante para ele e para nós que fazemos o Hemopi essa iniciativa. O Pequeno é um grande multiplicador”, diz.
Para realizar a doação de sangue, basta dirigir-se ao Hemopi estando saudável, ter entre 16 e 67 anos (menores de idade precisam que o pai assine um termo de responsabilidade) e pesar no mínimo 50 quilos. Também é importante repousar por seis horas na noite anterior à doação e alimentar-se normalmente, evitando comidas gordurosas. O homem pode doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias. A mulher, três doações, com intervalo de 90 dias.
por Carlos Lustosa