Blog
EDIR MACEDO É INVESTIGADO NO BRASIL, NA VENEZUELA E NOS ESTADOS UNIDOS
Edir Macedo, Chefe da Igreja Universal do Reino de Deus, é investigado por lavagem de dinheiro no Brasil, nos Estados Unidos e na Venezuela.
O problema premente que Macedo enfrenta é a denúncia feita pelo Ministério Público Federal à justiça que detalha como a igreja utiliza o dinheiro arrecadado pelos fiéis.
O bispo é qualificado pelos promotores federais como “organizador das atividades criminosas” e acusado de estelionato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Na última década, Macedo expandiu seus empreendimentos para fora do Brasil, abrindo templos da Universal em 170 países e criando a Record Internacional.
O dinheiro arrecado com fiéis, de maneira agora questionada pela Justiça, é a maior fonte de financiamento da record. A cada ano, esse valor vem aumentando. No ano passado, a Universal repassou 430 milhões de reais à emissora com a justificativa de compra de horários para seus programas religiosos.
A 4° Vara do Tribunal de Justiça do Rio condenou a Universal a pagar 10 milhões de reais a uma transportadora, dona do terreno onde funcionava um templo.
Como o pagamento não foi feito, a sede da TV (que está em nome da igreja) foi penhorada. Se a divida não for paga em um mês, prédio irá a leilão (Veja, 21.9.2011, p.71).