EDUCAÇÃO, É O ASSUNTO QUE SEMPRE ME FASCINA!
EDUCAÇÃO, É O ASSUNTO QUE SEMPRE ME FASCINA!
Em 2014, no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), em Teresina-PI, fui convidado como escritor-palestrante para participar dos debates sobre Cultura e Educação. Depois de minha fala, fomos às perguntas. Dentre elas, uma me chamou mais atenção: "Você estudou onde?” No meu estilo, fui taxativo: estudei no Piauí! Estudei nas escolinhas sertanejas da Fundação Ruralista, dirigidas pelo monumental educador Padre Lira. Antes disso, nasci na Maternidade Peggie Benton, construída por ele, e fui batizado por ele.
Passei a descrever as escolinhas sertanejas: nelas não havia ar-condicionado, não existiam mesas e cadeiras sofisticadas, não existia conforto algum. Eu ainda estudei em latadas, com "paredes" de cerca, piso de barro e “telhado” de palhas. O segredo estava na importância que era colocada a Educação para todos nós, crianças e jovens sertanejos.
O Método de Alfabetização do Padre Lira era eficaz, onde a lição de cidadania acompanhava a lição educacional. No Século XX, o MEC enviou projetistas nas décadas de 60, 70, 80 e 90 para a Fundação Ruralista, para conhecerem a experiência educacional exitosa da Fundação Ruralista. O senador João Calmon fez um longo discurso no Senado Federal, enaltecendo o legado do Padre Lira, no Sertão do Piauí. A Fundação Ruralista chegou a ter 5.000 alunos em suas escolas, zerou a evasão escolar e zerou o analfabetismo naquelas gerações educandas. Padre Lira foi tema de matéria em alguns jornais fora do Brasil e no Brasil. O Fantástico, programa de TV da Rede Globo, dedicou um especial ao Padre Lira. Um educador que sempre visitava o Padre Lira e se dizia discípulo dele, era o professor Marcílio Rangel, do Colégio Dom Barreto, em Teresina-PI.
Padre Lira nasceu em 1919 e faleceu em 2015, com quase 96 anos de idade. Dedicou 83 anos à Educação. Isso mesmo: Aos 13 anos de idade, ele já ensinava a Cartilha do ABC aos filhos dos vaqueiros do seu tio, em Bom Jesus do Gurgueia-PI. Em 1945, foi ordenado Padre. Em 1948, foi cofundador do Ginásio Dom Inocêncio, em São Raimundo Nonato-PI, sendo o primeiro ginásio do Sudeste do Piauí. Em 1954, foi eleito prefeito de São Raimundo Nonato-PI. Em 1958, criou a Fundação Ruralista. Em 1963, construiu a sede da Fundação Ruralista no Sítio Embargo, hoje Localidade de Dom Inocêncio-PI. Foi fundador do município de Dom Inocêncio-PI, e prefeito três vezes: eleito em 1988, em 1996 e em 2004.
Em 2014, eu escrevi sua biografia, intitulada “PADRE LIRA: monumental homem de Deus”. De maneira, que quando alguém, em qualquer lugar e em qualquer época, quiser conhecer um exemplo de educador, conheça o legado do Padre Lira. Conviver com Padre Lira foi uma experiência informativa e uma lição formativa. O legado do SABER sempre foi sua maior demonstração de amor à nossa terra e ao nosso povo.
Marcos Damasceno
Dom Inocêncio-PI