Enem: 6,7 milhões de candidatos já checaram cartão de confirmação
Um total de 6.698.414 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acessou a Página do Participante e conferiu o cartão de participação, informou na tarde desta sexta-feira (23) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As provas serão aplicadas em todo o País neste sábado (24) e no domingo (25). A checagem do cartão é essencial para conferir local da prova.
Mercadante anunciou também que nas cidades catarinenses de Rio do Sul e Taió, mais de 4,5 mil candidatos não farão as provas do Enem neste final de semana, por causa das fortes chuvas e alagamentos. Haverá uma nova oportunidade, até a primeira semana de dezembro.
Ao todo, o Enem conta com 7,7 milhões de inscrições. As confirmações realizadas até agora apontam, portanto, que 87% dos candidatos da edição deste ano do Exame já acessaram a página onde é possível conferir dados e, o mais importante, o local onde será aplicada a prova. Os números mais recentes consideram dados acumulados até as 16 horas desta sexta-feira (23).
Em entrevista coletiva, o ministro ressaltou que os participantes devem ter atenção redobrada com o horário do fechamento dos portões, que ocorre às 13 horas, sempre considerando o horário de Brasília, nos dois dias do Exame. “Temos quatro fusos horários no País, então os estudantes precisam ficar de olho no horário da prova.
Outra atenção, especialmente para a região Sul e Sudeste, é com as chuvas. "O ideal é chegar no local de prova com uma hora de antecedência para evitar incidentes”, disse o ministro da Educação.
Chuvas
O ministro da Educação informou ainda que cinco escolas dos municípios de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, não poderão sediar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana, devido às fortes chuvas e situações de alagamento. Por isso, 4.542 candidatos que prestariam o exame nesses locais terão oportunidade de fazer a prova em outra data, a ser definida pelo MEC.
Segundo o ministro, está garantido que, para esse grupo, a aplicação da prova será realizada até a primeira semana de dezembro. “As chuvas nessas cidades prejudicaram o acesso aos locais de prova. Não há segurança para os candidatos se locomoverem, então não há sentido em expor esses estudantes a perigos. A mudança da data para essas escolas é para garantir segurança”, explicou.
A decisão foi tomada após monitoramento das cidades e avaliação do Ministério da Educação, em conjunto com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e a Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação da prova.
Mercadante garantiu que os testes que serão aplicados posteriormente correspondem ao mesmo nível de dificuldade e que a mudança não irá prejudicar as inscrições dos candidatos em projetos do governo, como o Sisu, o Fies e o ProUni, já que não será necessário ajuste nos calendários destes programas.
“As provas do Enem exigem tranquilidade, não seria justo com esses candidatos a realização das provas em tais condições. Não há prejuízo nem para eles, nem para nós”, disse Mercadante.
O ministro destacou que somente os alunos de Rio do Sul e Taió terão oportunidade de realizar a prova em outros dia. É uma situação diferente de outro grupo de 2,5 mil inscritos no Exame que tiveram os locais de prova alterados em seis Estados, mas sem mudança de data.
“A escolas específicas nos seis Estados tiveram problemas pontuais que nós monitoramos, como uma escola que destelhou, e é por isso que foram alterados os locais. Esses candidatos já foram avisados e devem comparecer normalmente ao Exame neste final de semana”, explicou.
Fonte: Portal Brasil