Literatura

Escola padrão revoluciona educação no Cerrado piauiense

Escola padrão revoluciona educação no Cerrado piauiense

Educar é um desafio permanente. Educar para crescer, uma necessidade. Parte importante no processo de desenvolvimento, a educação no Piauí tem sido alvo de grandes investimentos por parte do Governo do Estado. Através da Secretaria Estadual da Educação e Cultura, oito escolas padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) serão construídas até 2014, com o intuito de proporcionar melhoria educacional no Estado.

Entre os oito municípios que ganharão escolas modelo, está Sebastião Leal, situado a 392 quilômetros de Teresina, na região do Cerrado piauiense. Nessa quinta-feira (23), o governador Wilson Martins assinou ordem de serviço, autorizando a construção da nova escola, que deve beneficiar, inicialmente, 170 alunos.

O desejo de usufruir de um colégio com condições dignas que assegurem possibilidade de crescimento profissional por meio dos estudos é visível entre os adolescentes do município. A estudante Fernanda Sousa Oliveira, 17 anos, é uma. Ela conta que sua atual escola não atende a todas as necessidades, no que diz respeito à estrutura, mas espera poder desfrutar da nova escola padrão de Sebastião Leal. “Estrutura física é importante, porque empolga. Nós nos sentimos mais estimulados a estudar. Ter essa oportunidade num futuro próximo é emocionante”, revela.

Ansiosa, Taylane Veloso de Sousa, 15 anos, que está concluindo o ensino fundamental na Unidade Escolar 12 de Janeiro, já sonha com a nova escola. “Espero ter a chance de cursar o Ensino Médio nesse colégio totalmente equipado, porque, com certeza, o ensino e também o aprendizado serão maiores”, frisa a estudante.

Para o governador Wilson Martins, é prioridade da gestão investir em educação com o intuito de promover mudanças na sociedade. “Todo desenvolvimento passa pela educação. Por isso, nossa preocupação em adequar a qualidade de ensino para proporcionar uma transformação em todo o Estado. Queremos fazer uma revolução educacional. Dada a ordem de serviço, Sebastião Leal já está vivendo essa transformação”, enfatiza.

O secretario da Educação e Cultura, Átila Lira, ressalta que o investimento será na ordem de mais de R$ 738 mil. “Governar é um desafio permanente. Temos trabalhado de modo a contribuir com o desenvolvimento dos municípios através da educação. Por certo, a construção de escolas adequadas às regras do FNDE, aliada a programas de incentivo à melhoria no ensino, irá diminuir a evasão escolar e promover melhorias em toda a região”, destaca.

Na oportunidade, dois ônibus escolares, no valor de R$ 250.500, com capacidade para 55 lugares, inclusive para cadeirante com rampa de acessibilidade, foram entregues à população dos municípios de Sebastiao Leal e Uruçuí.

Fonte: Portal Governo do Estado