Blog
ESTUDANTES DOBRAM PREFEITO E EMPRESÁRIOS
Eleitoralmente o prefeito Elmano Ferrer já estava ruim. E agora, com esse aumento abusivo das passagens dos ônibus, derrubado pela pressão popular dos estudantes, está pior. E não será reeleito em outubro de 2012. Perderá, juntamente com o senador João Vicente Claudino, a eleição e o mandato. Portanto, é melhor o grupo Claudino deixar de fazer política partidária para os executivos – estadual e municipal – porque a população não aceita. A rejeição é grande. A tendência é aumentar, e também piorar.
A renovação do mandato do senador em 2014 também estará comprometida. Wilson Martins sendo candidato, não haverá vaga para JVC. Wilson será vitorioso.
Teresina detém um dos piores sistemas de transportes urbanos do Brasil. Isso é histórico.
Os prefeitos, inclusive Wall Ferraz, se submetem às exigências das empresas de Transportes coletivos sempre na mira de interesses políticos. Ajuda para as eleições. Sacrificando o povo. Ou os quê dependem dos coletivos.
O prefeito Elmano Ferrer, se desejar melhorar a sua imagem, além de reduzir o preço da passagem, terá que abrir licitação para novas linhas inteurbanas. Estimulando a concorrência, para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários, com mais veículos, ônibus, à disposição da sociedade.
Os empresários do setor podem até levar alguma vantagem no futuro. Contudo, presenciaram que os estudantes têm mais poder de reversão e de sensibilização de fatos, que os interesses corporativos e inaceitáveis de empresários.
O prefeito, que deve dirigir as suas ações ao coletivo, presenciou uma reação à sua decisão de aumento escorchante das passagens, que jamais imaginava acontecer. Embora Teresina tenha uma tradição nesse sentido.
Elmano é um técnico qualificado, que armazenou conhecimentos numa Autarquia Federal – a SUDENE -, com uma história de seriedade na Administração Pública Federal, mas enveredou pela política, aliando-se a empresários que esquecem que as coisas estão mudando. E passam pela diminuição da margem de lucros nos negócios. Justamente porque há uma forte tendência de desconcentração da renda, para que todos participem da riqueza gerada no país. E não são apenas os programas federais, como o Bolsa-Família, que propiciarão essa distribuição da renda.
As linhas de transporte de massa são concessões do governo. Isto é, serviço público repassado ao setor privado para administrar; mas para prestar bons serviços aos cidadãos. Lamentavelmente isso não acontece no Piauí, em especial em Teresina, com frota velha, sem manutenção, pneus recauchutados, motoristas abusados, sem conforto... Foi, para esse serviço ruim, que o prefeito teve a coragem de conceder o aumento nos preço das passagens. Decidiu apenas politicamente.
Portanto, o técnico Elmano Ferrer, o prefeito, o senador João Vicente, o PTB, demais partidos aliados, foram todos alijados antecipadamente do embate eleitoral de 2012. Se esse grupo apresentar candidato, será mascarado por Wellington Dias e Wilson, separados ou coligados. E o deputado estadual Firmino e o ex-prefeito Sílvio Mendes, ainda que unidos, só sobreviverão se aliados ao governador Wilson e/ou ao senador Wellington Dias. O PTB está liquidado. O PSDB está sem rumo. A sociedade está do outro lado. As eleições de 2012 confirmarão esse prognóstico. Os nossos leitores aguardem para confirmar.