Fabio Novo repercute arquivamento de inquérito
O deputado Fábio Novo (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na sessão plenária desta quinta-feira (13) para falar sobre o que considerou um dos dias mais importantes de sua vida. O parlamentar foi inocentado no Tribunal Regional Federal, por unanimidade, em inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar desvios em recursos da Secretaria de Estado da Cultura.
Para o parlamentar, a inocência é a demonstração de que a sua maior riqueza na vida pública é a honra que construiu ocupando vários cargos públicos a níveis municipal e estadual. O resultado do inquérito fortalece uma carreira construída sem ser de família tradicional e tendo acumulado patrimônio condizente com todas as funções que exerceu no serviço público, entregando ações por todo o Piauí.
Fábio Novo também criticou o uso político do processo durante a eleição para a Prefeitura de Teresina em 2024. Ele disse que a notícia impactou o resultado e acredita que, sem ela, no mínimo, haveria segundo turno. “Eu cheguei para um bandeiraço, no balão do Dirceu, e em toda a minha vida, nunca ninguém me abordou para me tratar mal quando eu pedia voto, mas um jovem, de aproximadamente 20 anos, me abordou e disse assim: ‘Cadê o dinheiro da Secretaria de Cultura que você roubou?’ O que que chegou para esse jovem? Chegou um vídeo no WhatsApp dele, falando mal de mim. Dizendo que eu era corrupto”, relatou o parlamentar.
Ele lembrou que foi surpreendido com o inquérito policial que tramitava em segredo de justiça e foi aberto justamente no período eleitoral e acrescenta que a abertura contribuiu para um julgamento público que condenou de forma antecipada o então secretário de Cultura, Carlos Anchieta. Esse foi apenas um dos doze processos que Fábio Novo afirmou ter ganhado na Justiça relacionados à eleição de outubro do ano passado.
Os demais parlamentares se solidarizaram com o deputado. Evaldo Gomes (Solidariedade), Marcus Vinícius Kalume (PT) e o líder da bancada do governo, Dr. Vinícius (PT), elogiaram a trajetória política de Fábio Novo e consideraram que a inocência é comprovada por sua longa vida pública. “Esse desfecho reforça o nosso compromisso com a justiça, com o povo e dá a certeza que esse time, que é o time do povo, que é o time do governador Rafael e do ministro Wellington Dias, trabalha para poder servir e construir uma sociedade cada vez melhor”, disse Dr. Vinícius.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles
Fonte: https://www.al.pi.leg.br/institucional/noticias/fabio-novo-repercute-arquivamento-de-inquerito
