Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico Felipe Mendes recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal realizada na noite de sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991, por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes, o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura, respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem.
Outras personalidades receberam a honraria na mesma cerimônia.
O homenageado
Felipe Mendes é economista e professor aposentado da Universidade Federal do Piauí.
Foi secretário de Planejamento e de Fazenda do Estado em várias administrações. Exerceu os mesmos cargos no município de Teresina.
Também foi deputado federal constituinte, tendo exercido mais dois mandatos na Câmara Federal.
Foi vice-governador e secretário-geral do Ministério das Cidades, além de presidente da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba.
Ocupa a Cadeira 32 da Academia Piauiense de Letras.
Ação parlamentar
Felipe Mendes foi idealizador da Barragem de Piracuruca e, quando deputado federal, destinou emendas orçamentárias que possibilitaram a construção da obra.
A Barragem de Piracuruca é uma das maiores do Piauí, com capacidade para armazenar 250 milhões de metros cúbicos de água.
Sua ação parlamentar contemplou o município e a região, ainda, com outras obras importantes para o desenvolvimento regional, como escola agrícola e estradas.