Gestão

Governador entrega mais de 400 equipamentos ortopédicos

Governador entrega mais de 400 equipamentos ortopédicos

O governador Wilson Martins entregou na manhã desta quarta-feira (17), no ginásio poliesportivo da Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, um total de 433 equipamentos ortopédicos para pessoas com deficiência em Campo Maior e cidades vizinhas. Dentre os meios auxiliares de locomoção estão: cadeiras de rodas e de banho, muletas, órteses, próteses, bengalas, andadores, coletes e calçados para pacientes diabéticos, entre outros.
“Faço questão de entregar esses equipamentos ortopédicos, pois são pequenas ações que repercutem na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Piauí é hoje o Estado que mais cresce e quando o assunto é a implantação de políticas públicas para acessibilidade ganhamos destaque nacional. Somos o quinto estado que mais aplica recursos em ações que beneficiem as pessoas com deficiência”, argumenta Wilson Martins.
Há oito anos, a jovem Maria Gabriela sofre com os efeitos da paralisia infantil, ficando dependente dos familiares para realizar ações comuns do dia a dia. Maria foi uma das beneficiadas com a entrega dos equipamentos feitos pelo Ceir Móvel. Segundo a tia da menina, Cláudia da Silva, a cadeira de rodas adaptada é o primeiro meio auxiliar de locomoção que a jovem terá. “Minha sobrinha está muito alegre, pois agora ela poderá ir ao colégio e se locomover com mais facilidade. Nossa vida vai mudar bastante com a entrega dessa cadeira de rodas”, comemora.
“Não tem obra mais importante do que diminuir o sofrimento das pessoas. O Governo do Estado vem apoiando as ações do Ceir Móvel, levando atendimento às pessoas com deficiência em todos os municípios piauienses. É com essas ações que construiremos um estado melhor para se viver”, afirma o vice-governador José Filho. Para Helder Jacobina, secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, as políticas de inclusão estão sendo desenvolvidas em todas as regiões do Piauí, devido ao apoio que o Governo do Estado tem dado às questões voltadas para o fomento da acessibilidade.
Após duas cirurgias para tentar reverter os efeitos da artrose, desde então dona Etelvina Maria Leite se utiliza de muletas para se deslocar pelos lugares. “Sem elas (muletas) não consigo mais andar. Hoje eu ganhei as minhas próprias muletas, pois as que eu vinha usando eram emprestadas”, relata. Vítima de um acidente de carro no ano 2000, Francisco das Chagas Oliveira adaptou uma cadeira antiga para conviver com os efeitos da paraplegia. “Ela (a cadeira) foi feita de forma artesanal e não é tão boa e confortável quanto a que eu vou receber”, explica.
Nesta etapa do projeto, os produtos encaminhados contemplam a população das cidades de Campo Maior, Boqueirão, Cocal de Telha, Coivaras, Jatobá, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco. Os equipamentos entregues são fabricados na Oficina Ortopédica do Ceir, em Teresina. No trabalho itinerante, os profissionais do Centro vão até as cidades e tiram as medidas da população para, posteriormente, fazerem a entrega das solicitações. Todo o atendimento é gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Todas as solicitações foram feitas através do projeto Ceir Móvel, que leva parte dos atendimentos ofertados pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) ao interior o Piauí.
Fonte: Portal do Governo do Piauí