Blog
Governador garante construção da adutora do Semiárido
O Governo do Estado vai mesmo construir a Adutora do Semiárido, uma mega obra de quase R$ 1 bilhão que irá resolver o problema de abastecimento d’água em vasta região do polígono das seca. O governador Wilson Martins já negocia com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma operação de crédito no valor de R$ 400 milhões, recursos que vão garantir o início do empreendimento.
Wilson Martins também já decidiu que o Governo vai bancar, com recursos próprios, o restante da adutora, que vai levar água a partir da região de Cristino Castro para cerca de 44 municípios do Semiárido, que hoje enfrentam uma das piores secas da história.
De acordo com o projeto do Governo, a adutora utilizará o manancial do aquífero Cabeças, um dos maiores do Brasil. A água será levada através de bombas para a localidade Serrinha, no município de Caracol, a 605 quilômetros da capital. De Serrinha, que fica a mais de 700 metros acima do nível do mar, será distribuída aos municípios beneficiados por gravidade, através de uma rede de adutoras de cerca de 600 quilômetros de extensão.
O aquífero Cabeças, segundo estudo de pesquisa hidrogeológica feito por geólogos da representação regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), possui uma área 24,3 mil quilômetros quadrados e fica no extremo Sudeste do Piauí, próximo as suas fronteiras com os estados da Bahia e Pernambuco.
O estudo mostra que o Cabeças é a unidade geológica da bacia sedimentar do Parnaíba que ocupa a maior superfície aflorante em sua borda Sudeste, distribuindo-se em larga faixa de direção Norte-Sudeste, podendo alcançar cerca de 75 quilômetros de largura em sua porção central.
“Vamos construir um grande reservatório em Serrinha e de lá resolver um problema secular do Piauí, que é a falta de água no Semiárido. Estou bastante animado e disposto a trabalhar muito para a realização dessa obra”, diz Wilson Martins.
Fonte: Governo do Estado do Piauí