Economia

Governador investe na produção de mel na região de Picos

Governador investe na produção de mel na região de Picos

O governador Wilson Martins entregou uma série de benefícios para produtores rurais do Vale do Guaribas, nessa sexta-feira (22), em Picos. O maior investimento para a área foi voltado para o fortalecimento da infraestrutura apícola, o principal arranjo produtivo da região.

O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento da produção apícola, através da inclusão de micro e pequenos produtores de mel da região, elevando a produção e produtividade do mel no Piauí. “Antes, quando queríamos investir em cajucultura, pisicultura, caprinocultura, ovinocultura, tínhamos que solicitar para o Governo Federal e aguardar ser atendido. Agora podemos fazer tudo com o Tesouro Estadual. E nós vamos fazer o que for preciso para salvar esse arranjo produtivo tão importante, que é a apicultura”, disse o governador.

O convênio entre o Governo do Estado e o Banco Mundial garantiu recursos na ordem de R$ 1.386.287,00, investidos na aquisição de 2.540 colmeias, 1.270 kg de cera de abelha alveolada, 200 indumentárias (compostas por macacões, máscaras, luvas, botas), 350 equipamentos para abastecimento de água de apoio, 15 triciclos, 4 caminhões, além de equipamentos como mesas, centrífugas, decantadores, prateleiras, ração, mudas apícolas, dentre outros.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, disse que espera, com esses incentivos e com um pouco de chuva, que a produção volte ao que era antes desse período de estiagem. “Essa estrutura é para garantir que nós possamos levar e trazer nossas colmeias, caso seja necessário, além de servir para o transporte da produção”, enfatizou.

A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) ficará responsável pela logística de distribuição dos equipamentos.  A Casa Apis é formada por 908 famílias de apicultores distribuídas em 50 comunidades de 37 municípios.

“É de grande importância para nós, pequenos apicultores da região de Picos, essa iniciativa do governador Wilson Martins, pois com a aquisição desses equipamentos teremos motivação e infraestrutura para superarmos a produção de mel, que teve uma diminuição devido a essa última estiagem que aconteceu na nossa região”, ressaltou o apicultor Bezerra do Mel, cooperado da Campil e que há 20 anos trabalha com a área.

Mudas de caju e de kits para produção agroindustrial

Durante a solenidade, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em benefício aos agricultores familiares atingidos pela estiagem, fez a entrega de mudas do caju anão precoce aos municípios do Vale do Guaribas para revitalização de pomares, também considerando a seca na última safra.

O Governo do Estado, em parceria com o Banco do Brasil, beneficiou ainda os agentes de desenvolvimento rural sustentável e surpevisores do Programa BIOMA (inclusão produtiva de ovinocultura, apicultura, cajucultura e mandioculutra no semiárido piauiense), com a entrega de 66 kits de equipamentos para produção agroindustrial. Os kits, orçados em mais de R$ 400 mil, foram entregues a Cooperativa Mista Agroindustrial de Jaicós – Comaj.  Além dos baús para motocicletas, os kits posuem pinças, pistolas, tesouras, balanças, capas, camisas e bolsas personalizadas.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí