Blog
Governo criará rede nacional de postos para recolhimento de armas de fogo
O Ministério da Justiça vai criar uma rede nacional para credenciar postos de recolhimento de armas de fogo em todo o País. A decisão foi tomada no final da tarde desta segunda-feira (18), após reunião, em Brasília, do conselho que vai gerir a nova campanha do desarmamento, anunciada semana passada pelo ministro José Eduardo Cardozo. A campanha deve começar no dia 6 de maio e ser permanente.
O recolhimento será comandado pelas polícias Civil e Federal e as Forças Armadas. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, informou que as armas serão inutilizadas no momento da entrega, o que garantirá que elas não poderão ser indevidamente usadas novamente. Nas duas campanhas anteriores, foram recolhidas cerca de 550 mil armas, número que o governo espera superar neste ano.
Segundo ele, vão ser cadastrados como postos de devolução de armas delegacias da Polícia Civil, quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, organizações não-governamentais e igrejas, além da Polícia Federal e das Forças Armadas. A meta é ter, no mínimo, um posto de recolhimento em cada município, para recolher o maior número possível de armas em todo o Brasil.
Na última campanha do desarmamento, encerrada em dezembro de 2009, apenas postos policiais podiam receber as armas. Agora, diz o secretário, “com essa capilaridade e simplificação de procedimentos, a campanha terá grande penetração no território nacional, possibilitando a qualquer brasileiro que queira devolver uma arma contribuir para um país mais seguro”, enfatizou Barreto.
Fonte: Portal Brasil