Governo destina R$ 742 milhões para educação básica e superior
O presidente em exercício Michel Temer anunciou, nesta quarta-feira (29), R$ 742,8 milhões para a educação básica e superior. Entre as ações contempladas pela verba, estão o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que vai beneficiar 90 mil escolas e mais de 27 milhões de estudantes, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que vai construir e reformar creches e escolas em 1,2 mil municípios para execução de mais de 2,4 mil obras.
Ao assinar as medidas, Temer ressaltou que elas reafirmam que para este governo “educação é fundamental para o país”.
O investimento visa mudar o cenário das escolas brasileiras no momento. Segundo o Censo Escolar de 2015, mais de 60% das escolas não possuem esgotamento sanitário e menos de 10% têm todos os itens de infraestrutura previstos em lei, no Plano Nacional de Educação (PNE). Outras ações do governo serão beneficiadas, como o Programa Brasil Carinhoso, o Programa Nacional do Livro Didático e a Base Nacional Comum Curricular.
O presidente apontou ainda que, com apenas 46 dias de governo, esse não é o primeiro anúncio de investimentos para o setor. No último dia 16, o governo anunciou a ampliação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 75 mil novas bolsas. “Alardeava-se que iríamos extinguir [o programa]. Ao contrário, ampliamos. Nós temos uma concepção cívica e administrativa de que os programas que deram certo continuem”, afirmou.
Fonte: Portal Planalto