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Governo do Estado destina meio bilhão de reais para rodovias do Cerrado

Governo do Estado destina meio bilhão de reais para rodovias do Cerrado

Como parte do cronograma de investimentos em conservação e recuperação de rodovias no Cerrado, o Governo do Estado tem recursos garantidos na ordem de R$ 500 milhões para executar ações nas três principais vias que cruzam a região. Por meio do PRO Piauí Rodovias estão sendo contempladas as PIs 247, 392 e 397, importantes corredores de escoamento da produção de grãos no Sul piauiense.

Responsável pela execução da maioria dos trabalhos nas rodovias, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) destinou equipe de conservação à PI-247, no trecho entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves. Em seguida, os trabalhos serão estendidos até o município de Sebastião Leal. “Destacamos ainda que há uma previsão de R$ 60 milhões para recapeamento desta estrada. A licitação já está em fase final e com previsão de ordem de serviços para março”, revela o diretor-geral do DER-PI, Castro Neto.

Conhecida como Transcerrados, a PI-397 receberá R$ 340 milhões em investimentos para implantação de mais de 240 km. “Temos tido um olhar especial para essa rodovia, a Rota da Soja, e dividimos em três trechos. Em um deles, o DER-PI encabeça os trabalhos e tem garantido R$ 100 milhões, conseguidos pelo Senador Marcelo Castro”, afirma Castro Neto, que destaca a contribuição do parlamentar na melhoria da infraestrutura rodoviária do Estado.

Já na PI-392, que fica no município de Baixa Grande do Ribeiro, há recursos garantidos em torno de R$ 150 milhões para implantar asfalto novo em mais de 150 km da rodovia. Perpendicular à Transcerrados, a via é importante para a economia dos municípios inseridos no Território do Alto do Parnaíba.

Em papel de destaque na região do Matopiba, o Piauí deverá registrar a maior produtividade de soja de sua história, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “De olho nesse cenário, o governador Wellington Dias, como o apoio do senador Marcelo Castro, tem ampliado cada vez mais os investimentos no Cerrado piauiense. Há um potencial econômico nesse setor e, portanto, é ideal que nossa malha viária esteja cada vez mais adequada para garantir o escoamento da produção”, conclui Castro Neto.

Fonte: Ascom DER-PI