Gestão

Governo do Estado recebe investidores da extração mineral

Governo do Estado recebe investidores da extração mineral

O primeiro encontro de apresentação de propostas entre o Governo do Estado e a empresa Brazilian Nickel LTD, que possivelmente será a operadora da empresa Vale do São Francisco no Piauí, na extração de jazidas minerais, aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no Palácio de Karnak.

Os estudos e projetos da empresa Brazilian Nickel, que passará a ser chamada Piauí Nickel, caso a parceria seja firmada com o Governo, foram reconhecidos pela Vale, como forma de tentar melhorar a parte técnica e econômica das atividades extrativistas no Piauí. “Sabemos que a jazida se encontra aqui e o estado é rico dela. Mas precisamos implantar projetos que tenham a competência para extraí-las. Precisamos também com isso pensar numa forma de oferecer emprego à população do Estado”, acrescenta Luciano Ramos, diretor de Operação da empresa Brazilian Nickel Ltd.

Análises serão realizadas dentro do prazo de 4 anos, com estudos que podem ir até 2017. Os investimentos, caso seja concretizada parceria entre Governo do Estado e a empresa Brazilian Nickel, chegam a somar 600 milhões de dólares. O município explorado será Capitão Gervásio, onde se encontra a maior quantidade de jazidas minerais.

A empresa proponente que receber essa empreitada pode se valer da nova Lei de Incentivo Fiscal, que prevê a operação das atividades no Estado pelo tempo de 20 a 25 anos isento de impostos. “O Piauí apresenta uma Lei Ambiental modernizada que viabiliza e facilita projetos como esses para o nosso Estado”, comenta a coordenadora de Projetos Especiais do Governo, Lucile Moura.

Perguntado sobre as expectativas da parceria o governador em exercício, Zé Filho, diz que o Piauí “é a bola da vez” e que “quem quiser ganhar dinheiro que venha para cá”. “O governador Wilson Martins está fazendo muito pelo nosso Estado e este encontro que participamos é fruto do seu empenho, a continuação desse trabalho”, ressalta.

Participaram da reunião representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), da Secretaria do Planejamento (Seplan), e Coordenadoria de Projetos Especiais do Governo.

Fonte: Portal do Governo do Estado.