Gestão
Governo lança concurso público para professor efetivo
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc-PI), lança, oficialmente, nesta sexta-feira (28), o Edital 003/2014, que trata do concurso público para professor efetivo da rede pública estadual de ensino. Serão ofertadas 3.000 vagas para todo o Estado, sendo 2.965 para professor Classe Superior com Licenciatura Plena “SL Nivel – “I” e outras 35 vagas para Agente Superior de Serviços – Especialidade Nutricionista – Classe “I” padrão A.
O Edital já está disponível no site do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), que será o responsável por todo o processo seletivo do concurso. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 31 de março e vão até 16 de abril. As vagas disponibilizadas para professor têm jornada de 20h (vinte horas) semanais. Já o profissional de nutrição, terá jornada de 40h (quarenta horas) por semana.
Para o governador Wilson Martins, o desenvolvimento de qualquer estado passa pela melhoria continuada em Educação. “Este é o principal alicerce que impulsiona o crescimento de um Estado. Investir nessa área é assegurar um futuro melhor para a nossa gente e garantir mais qualidade de vida para o povo do Piauí”, concluiu.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Átila Lira, o concurso vai atender a necessidade de pessoal efetivo nas unidades escolares em todo o Piauí e resolver um problema antigo do Estado.
“A Educação do Piauí ganha muito com isso. A sensibilidade do governador Wilson Martins e todo o esforço fez com que lançássemos o concurso e, com isso, esperamos resolver um problema antigo de falta de professores. Hoje, a Seduc trabalha com vários programas e projetos nas nossas escolas, sobretudo nas que ofertam a modalidade de tempo integral, que demanda frequentes capacitações. Com isso, surge a necessidade de profissionais efetivos em suas respectivas áreas para dar continuidade ao desenvolvimento desses programas”, pontuou o secretário.
Concurso visa melhorar qualidade do ensino
Segundo a professora Marilene Lima, diretora da Unidade de Gestão de Pessoas da Seduc, atualmente, para atender a demanda de 272 mil alunos, em cerca de 800 escolas, o Estado conta com aproximadamente 16 mil professores efetivos e 5 mil substitutos. “O concurso visa ampliar o quadro efetivo no sentido de melhorar a qualidade do atendimento na rede para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, conclui.