Economia

GOVERNO MANTÉM SUSPENSÃO DA REALIZAÇÃO DE PROVA DE VIDA ATÉ FIM DE MAIO

GOVERNO MANTÉM SUSPENSÃO DA REALIZAÇÃO DE PROVA DE VIDA ATÉ FIM DE MAIO

No Diário Oficial da União e a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia publicou nova Instrução Normativa que atualiza as regras sobre a realização da Prova de Vida pelos servidores aposentados e pensionistas. Em atendimento às medidas sanitárias de proteção contra a Covid-19, a norma suspende a necessidade de realização da prova de vida até 31 de maio de 2021.

A nova prorrogação mantém a estratégia do Governo Federal de adotar medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública. Anteriormente, o prazo de suspensão havia sido estabelecido até 31 de março, após sucessivas prorrogações a cada nova avaliação. O objetivo é reduzir a possibilidade de contágio dos beneficiários pela doença.

A Instrução Normativa destaca que a suspensão não afeta a percepção de proventos ou pensões pelos beneficiários. Prevê ainda que após o dia 31 de maio de 2021, os beneficiários que tiverem sido dispensados da realização de comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizar o recadastramento anual.

A Anajur seguirá acompanhando as normas sobre a realização da prova de vida e atualizará as informações assim que houver qualquer alteração.

Para conhecer a íntegra da norma, acesse: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-sgp/sedgg/me-n-32-de-15-de-marco-de-2021-308537447

Fonte: https://www.anajur.org.br/2019/governo-mantem-suspensao-da-realizacao-de-prova-de-vida-ate-fim-de-maio/