Economia

HISTORIA DA AGRICULTURA DO PIAUÍ   II CAMPANHA DO ALGODÃO  1971

HISTORIA DA AGRICULTURA DO PIAUÍ   II  CAMPANHA DO ALGODÃO  1971

HISTORIA DA AGRICULTURA DO PIAUÍ   II

CAMPANHA DO ALGODÃO  1971

 

Engo.Agro. José Nerivaldo de Araújo

 

 

         Setembro de mil novecentos e setenta e um, no seu primeiro e inovador mandato de Governador do Piauí, o Engenheiro Alberto Silva  reuniu seu Secretário de Agricultura – Orlando de Almeida Carneiro Leão e o Secretário Executivo da ANCAR – PIAUÍ – Polan Lacki, para preparar a “Campanha para o plantio de dez mil hectares de algodão na região de Picos” região tradicional produtora desta oleaginosa, e que tinha um adicional muito importante que era a presença da Indústria Coelho em Picos, tradicional empresa têxtil pernambucana. Desta maneira, foi efetuado, em Picos, o lançamento da Campanha, cujos coordenadores regionais estavam a cargo dos Engenheiros Agrônomos Antônio Boris Frota por parte da ANCAR – PIAUÍ e Jose Nilson Balduíno pela Secretária da Agricultura do Piauí.

         A Campanha do Algodão era embasada em cinco linhas a saber:      a) Assistência Técnica: foram reforçadas as equipes técnicas dos Municípios de Picos, Jaicós, Padre Marcos, Simões, Fronteiras, Itainópolis e Pio IX, com a contratação de novos técnicos e aquisição veículos novos e combustíveis disponíveis para uso no trabalho. Foram contratados pela ANCAR – PIAUÍ, os Engenheiros Agrônomos: Irismar Cavalcante, Valderi Vieira, Marconi Oliveira, Benes Santos, pela Secretária de Agricultura do Piauí, Edson Mouta. e vários técnicos agrícolas, que reforçaram as equipes já existentes.

b) Financiamentos Rurais: atividades a cargo do Banco do Brasil, através das agências de Picos, Araripina - Pernambuco e Campos Sales - Ceará, e do Banco do Estado do Piauí, através da agência de Picos. Só a agência do Banco do Brasil de Picos recebeu o aporte de três novos funcionários específicos para a agilizar os financiamentos elaborados pelos  Profissionais da ANCAR –PIAUÍ e da Secretaria da Agricultura do Piauí,  sendo que um deles foi Jorge Masuad que posteriormente exerceu o cargo de Superintendente do próprio Banco do Brasil no Piauí.

c) Venda de Semente: um trabalho bem articulado entre a Secretária de Agricultura e as Revendas de sementes, que disponibilizava este grandioso insumo à venda de todos os usuários do Programa.

d) Concurso de maior área plantada e de maior produtividade alcançada: tendo sido vencedor o Agricultor do Município de Picos Sitônio Custódio, que plantava 30 hectares de algodão e que foi homenageado na festa de encerramento da Campanha que ocorreu no dia treze de dezembro no Picoense Clube.

e) Concurso da Rainha do Algodão: atividade coordenada pelo saudoso colunista Paulo José, onde cada município participante escolheu a sua Rainha do algodão, sendo que na festa final realizada em Picos, foi escolhida a representante de Itainópolis como a Rainha do Algodão do Piauí.

         É importante salientar que a campanha do plantio de Algodão, atingiu plenamente seus objetivos, pois conseguimos plantar naquele ano agrícola mais de doze mil hectares de algodão, atingindo mais de cinco mil pequenos agricultores, atividade que prosperou na região por mais de quinze anos tendo sido interrompida nos fins dos anos oitenta pela penetração da praga do Bicudo, que praticamente dizimou o plantio, tendo em vista que o algodão cultivado na região era o algodão arbóreo, de difícil controle desta praga, em virtude de apresentar seu ciclo vegetativo de cinco anos, onde favorece a permanência da praga na cultura instalada. Com a falta de matéria prima na região, várias algodoeiras fecharam suas portas, inclusive a Indústria Coelho, que fornecia vários empregos aos habitantes daquela próspera região.

         Atuei na Campanha do Algodão como Extensionista Local de Picos e como substituto do Coordenador da ANCAR – PIAUI, Engenheiro Agrônomo Antônio Bóris Frota que se deslocou a Santa Catarina, para realizar um Estágio na ACARESC – Empresa de Extensão Rural de Santa Catarina, sendo que foi através deste trabalho na campanha, que me credenciou a ser promovido ao cargo de Supervisor Regional da ANCAR  - PIAUÍ em Teresina, cargo que exerci até março de mil e novecentos e setenta e três, quando fui promovido para ser Assessor de Agricultura no Escritório Central da ANCAR –PIAUÍ.