Inauguração de nova etapa de Sistema do Pajeú atenderá mais de 100 mil moradores de sertão pernambucano
Nordestinos que convivem com a seca vão ser beneficiados com as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Nesta quinta-feira (1º) foi inaugurada a primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú, em São José do Egito (PE), com a presença do Presidente Jair Bolsonaro.
A estrutura abastecerá mais de 100 mil pessoas da região do sertão pernambucano com a água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Nessa etapa do empreendimento, foram investidos R$ 245 milhões do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Entre 2019 e 2020, os repasses totalizaram R$ 12,7 milhões. São 193,4 quilômetros com sete estações de bombeamento e sete reservatórios apoiados.
A água da Adutora do Pajeú é captada no Eixo Leste, em Sertânia (PE), e distribuída para os distritos e sede dos municípios de Carnaubeira da Penha, São José do Egito, Tuparetama, Itapetim, em Pernambuco, e Princesa Isabel, na Paraíba.
Na cerimônia de inauguração, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, comemorou a conclusão da primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú.
Fonte: Portal Brasil
Foto: Isac Nóbrega/PR