Gestão

Inauguração de nova etapa de Sistema do Pajeú atenderá mais de 100 mil moradores de sertão pernambucano

Inauguração de nova etapa de Sistema do Pajeú atenderá mais de 100 mil moradores de sertão pernambucano

Nordestinos que convivem com a seca vão ser beneficiados com as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Nesta quinta-feira (1º) foi inaugurada a primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú, em São José do Egito (PE), com a presença do Presidente Jair Bolsonaro.

 A estrutura abastecerá mais de 100 mil pessoas da região do sertão pernambucano com a água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Nessa etapa do empreendimento, foram investidos R$ 245 milhões do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Entre 2019 e 2020, os repasses totalizaram R$ 12,7 milhões. São 193,4 quilômetros com sete estações de bombeamento e sete reservatórios apoiados.

 A água da Adutora do Pajeú é captada no Eixo Leste, em Sertânia (PE), e distribuída para os distritos e sede dos municípios de Carnaubeira da Penha, São José do Egito, Tuparetama, Itapetim, em Pernambuco, e Princesa Isabel, na Paraíba.

 Na cerimônia de inauguração, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, comemorou a conclusão da primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú.

Fonte: Portal Brasil

 Foto: Isac Nóbrega/PR