Instituições públicas de ensino superior apresentam melhor desempenho no Enade
Os cursos das instituições públicas de ensino superior apresentaram desempenhos maiores que os das instituições privadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Os resultados do Enade foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos no curso de graduação. A cada edição são avaliados grupos de cursos. Dos cursos enquadrados na faixa 5, melhor nota do indicador, 81,4% são de instituições públicas, enquanto 18,6% correspondem a instituições privadas. O dado faz parte do Conceito Enade, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade.
O Enade 2019 mostra ainda que 60% dos estudantes concluintes são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Dos que receberam subsídio do Governo Federal, 71% são os primeiros da família com acesso ao ensino superior.
Dentre as 1.225 instituições participantes, 85% são privadas, enquanto 15% são públicas. Os estudantes da rede privada foram maioria (76%) entre os avaliados no Enade 2019
Em relação ao perfil dos participantes, 55% são mulheres e 45% homens. Ao todo, 84,6% têm entre 18 e 33 anos.
Fonte: Portal Brasil