Economia
Juros do cartão de crédito sobe
Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo, a modalidade mais cara do mercado, voltaram a subir em julho e atingiram a marca de 395,3% ao ano, informou o Banco Central ontem (26).
Com isso, se aproximaram da expressiva marca de 400% ao ano. Em junho, os juros desta modalidade de crédito estavam em 372,1% ao ano. O patamar de julho é o maior desde o início da série histórica, em março de 2011. O BC tem recomendado que os clientes bancários evitem essa linha de crédito.
Juntamente com o cheque especial, os juros do cartão de crédito rotativo são os mais caros do mercado. A recomendação de economistas é que os clientes bancários paguem toda a sua fatura do cartão no vencimento, não deixando saldo devedor.
Cheque especial
No caso do cheque especial, acrescentou a instituição, os juros cobrados em julho somaram 246,9% ao ano, o que representa aumento de 5,6 pontos percentuais em relação ao patamar do mês anterior, quando estavam em 241,3% ao ano.
É o maior patamar desde novembro de 1995, em quase 20 anos, quando estavam em 251,72% ao ano, ainda de acordo com dados do BC.
Os juros cobrados pelos bancos nesta linha de crédito tiveram forte aumento nos últimos meses. No fim de 2013, estavam em 148,1% ao ano. O crescimento, portanto, foi de 98,8 pontos percentuais nos últimos 19 meses.
Fonte: Diario do Povo