KLEBER EULÁLIO CONSELHEIRO DO TCE
Governador do Estado, Presidente da Assembléia Legislativa, Secretário de Governo, Deputado Estadual por várias legislaturas e eleito prefeito de Picos, cargo que exerce no momento; agora entra na disputa para vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, com todas as chances de vencer o páreo. Mérito e capacidade não lhe faltam, além de vasto prestígio na Assembléia, com os ex-colegas deputados e com o atual presidente d’aquele poder, deputado Themístocles Filho, colega de partido. Experiência e tirocínio administrativo também não lhe faltam. Nenhum outro postulante terá o seu currículo. O TCE será engrandecido e fortalecido com Kleber nos seus quadros; e entendo que nenhum outro candidato competirá com ele.
O deputado Themístocles Filho, também do PMDB, terá agora um grande problema para solucionar; porque não poderá deixar de apoiar o prefeito de Picos nesse seu desejo. O ex-deputado Mauro Tapety, também do PMDB, que desponta como favorito, agora tem um concorrente fortíssimo e que dificilmente não será o ungido. Diante da entrada do prefeito de Picos na luta pela vaga, muitos deputados, inclusive Themístocles, refluirão do apoio a Mauro Tapety.
Nessa nova composição para o TCE, tendo Kleber como candidato, até o PT será farovecido; porque o vice, que assumirá a vaga na prefeitura, é filiado ao partido dos Trabalhadores. O governador Wellington Dias e o PT ganharão a 3ª prefeitura do Estado. Portanto, o postulante poderá receber, na Assembléia Legislativa, o apoio dos deputados do partido, com três votos.
O Portal Magno Pires entende que ninguém arrebatará essa vaga do TCE de Kleber. E Themístocles se prepare para uma forte onda de negociações e acordos para assegurar a vaga de Kleber no Tribunal. Acordos e negociações tão difíceis quanto a vitória pela Presidência da Assembléia, justamente por que Mauro Tapety, embora sem mandato, vai brigar e exigir uma compensação nesse novo evento. E deverá ser agraciado com cargo na Assembléia.
O deputado estadual Themístocles Filho poderá negar as articulações, negociações e acordos políticos e administrativos que promove na Assembléia, os quais poderão ter um desses dois (ou três) objetivos: fortalecer sua reeleição para deputado estadual, candidatura a deputado federal ou ao Governo do Estado, especialmente esta. Agora, com essa proposição do prefeito de Picos, demonstrará efetivamente, mais uma vez, a sua grandiosa capacidade de articulação, para assegurar Kleber no TCE, sem molestar os Tapety, e consolidar o seu caminho como candidato a governador do Estado dentro e fora do PMDB.
Os partidos aliados na Assembléia estão todos aquinhoados com cargo relevantes. E recebendo o apoio do PT e do governador Wellington Dias a eleição de Kleber, consumará esse arco de embasamento técnico e político às suas mais que legitimas pretensões para 2018.
Magno Pires é advogado e Membro da Academia Piauiense de Letras – APL.
E-mail: [email protected]
Portal: www.magnopires.com.br (40.120.258 acessos em 65 meses)