Literatura e Direito é o tema da próxima palestra
O advogado Jose Roberto de Castro Neves é o convidado da segunda palestra do ciclo Literatura & cia, que tem a coordenação do Acadêmico Cacá Diegues.
Jose Roberto vai falar sobre dois de seus livros , “Caixa de Palavras” e “Direito e Literatura – o que os advogados e os juízes fazem com as palavras” . A palestra será realizada na terçca-feira, dia 14 de novembro, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. As inscrições podem ser feitas pelon link: https://www.even3.com.br/literatura-e-direito/
Castro Neves é mestre em direito pela Universidade de Cambridge, Doutor em Direito Civil pela UERJ, professor da PUC/RJ e da FGV/RJ. É ainda membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e autor de diversos livros e artigos. “Tudo é linguagem”, ele diz. “O direito nasce da literatura, dos gregos. A literatura é a fonte do valor e da ética, tão importantes e que fazem tanta falta hoje”.
Para ele, a literatura é uma escola de linguagem, permite calibrar o que é preciso falar. “Os advogados usam muito, precisam ser precisos. O que dizer quando não se pode dizer; como ser duro, sem ser agressivo? E a ironia, como é difícil! Da ironia para a grosseria é um fiapo.
O Ciclo Literatura & cia” é composto de quatro palestras. A primeiro teve como convidado o próprio Cacá Diegues, que falou sobre seus filmes adaptados de obras literárias. No dia 21, o escritor Mauro Alencar falará sobre literatura e televisão.
No dia 21, o escritor Mauro Alencar, considerado o maior especialista em novelas do Brasil, fala sobre a adaptação literária para a teledramaturgia. Mauro Alencar trabalhou durante 30 anos na Rede Globo, onde foi consultor, pesquisador e professor de teledramaturgia. Atualmente é diretor da TV Cultura. É autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações de Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo para a coleção Grandes Novelas - adaptações de tramas de telenovelas em formato de romance, é mestre e doutor com especialização em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo.
No dia 28, o museólogo Manoel Correa do Lago irá abordar a relação da literatura com a música. Manoel é autor do livro “O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil”- modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana”,lançado em 2010, Manoel Correa do Lago é membro da Academia Brasileira de Música, estudou músicaem Genebra, Paris, Rio de Janeiro e Princeton. Em 2005, doutorou-se em Musicologia na Unirio, seguido em 2008 de um pós-doutorado no IEB/USP.
Fonte: https://www.academia.org.br/noticias/literatura-e-direito-e-o-tema-da-proxima-palestra