Magno Pires fará palestra sobre a adesão do Piauí à independência nacional em evento cultural
A Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), em parceria com a Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL) e a Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE) irá promover no Espaço Multicultural Alegre (EMA), dia 31 de maio de 2014, a partir das 14 horas, o seminário sobre a Batalha Lagoa do Jacaré, relativo ao combate travado entre os patriotas piauienses e a tropa portuguesa, chefiada pelo major João José da Cunha Fidié, comandante das Armas na Província do Piauí. O embate do Jacaré ocorreu em 1823 do na zona rural do município de Piracuruca (PI), pela causa da Independência do Piauí, por ocasião do retorno do comandante português de Parnaíba, com destino a Oeiras, informou o presidente da ALRESC, jornalista, escritor e poeta JOSÉ Alves FORTES Filho.
"Na solenidade conjunta o Dr. MAGNO PIRES Alves Filho, acadêmico da Alresc, da Alval e da Academia Piauiense de Letras e presidente da Fundação Cepro, proferirá palestra relacionado à Batalha do Jacaré e episódios posteriores dos movimento emancionapcionista que garantiu a independência do Piauí e sua consequente adesão à independência nacional", ressaltou José Fortes Filho.
O escritor e dicionarista Adrão Neto falará também sobre a Independência do Piauí para os participantes do Eveneto cultural.
Na solenidade será expedido o Diploma do Mérito Cultural Heróis do Combatentes do Jacaré a personalidades que se destacam no desenvolvimento da inteligência e na democratização e interiorização da cultura no Piauí, em solenidade da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), com sede em Piracuruca, em parceria com a Academia de Letras do Vale do Longá (Alval), com sede me Barras; e da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (Allche), com sede em Alto Longá, destacou o presidente da ALLCHE e da ALVAL, cardiologista e escritor José Itamar Costa, presidente do Hospital Itacor.