Gestão
Mais de 3.500 municípios se inscreveram no Programa Mais Médicos
O Programa Mais Médicos, lançado no início do mês de julho pelo governo federal, recebeu inscrições de 18.450 médicos e 3.511 municípios. As inscrições foram necessárias para a implantação do programa, que visa melhorar o atendimento e a infraestrutura de hospitais públicos do País.
Ao todo, 63% dos municípios do País realizaram a inscrição de solicitação de médicos. A região com mais municípios inscritos foi o Nordeste, com 1.179, seguido do Sudeste, com 917 municípios. O Sul registrou 806 municípios inscritos, o Norte com 328 e o Centro Oeste, com 281.
Os investimentos do programa abrangem não só a contratação de médicos, mas também a infraestrutura de hospitais públicos. Estão previstos R$ 7,4 bilhões à melhoria de hospitais, inclusive, já estão sendo contratadas a construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs 24h) e 16 mil Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Para aperfeiçoar a atuação dos médicos no Brasil, o governo vai criar também 11.500 novas vagas em cursos de medicina e mais 12.000 vagas para cursos de residência médica.
Com a implantação do Mais Médicos, será possível contratar cerca de 10 mil médicos, que atuarão em regiões em que há carência por profissionais. Os inscritos no programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e, ainda, farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.