MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO NO PIAUÍ – (IV)
MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO NO PIAUÍ – (IV)
Magno Pires
O Governador Wellington Dias (PT) tem uma tarefa árdua e muito difícil para desempenhar até o fim de seu mandato; mas, como se desincompatibilizará para concorrer ao Senado da República, repassará esse pesado fardo à Vice-governadora, Profa. Regina Souza, legitimamente eleita com Wellington à Chapa do Poder Executivo estadual em 2018.
Portanto, Regina Souza, na condição de Governadora, empalmará a execução e implantação desse Marco Regulatório do Saneamento Básico em Águas e Esgotos, com a experiência ímpar de ter sido a Suplente de Senadora e a Vice-governadora do maior líder político do Piauí; além de ter exercido, também com brilho, honradez e honestidade a estratégica e poderosa Secretaria de Estado de Administração; e servidora efetiva de carreira do Banco do Brasil, onde ingressou por concurso público. Ainda é professora efetiva (aposentada) da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Letras.
É uma servidora pública, que sempre exerceu os cargos, para os quais fora designada, com estremada exação, profissionalismo, conduta ilibada e irreprochável, o que lhe credencia, sem sombras de dúvidas, desempenhar o mandato-tampão de Governadora do Estado, com o mesmo ardor, afinco, eficiência e arrojado comportamento público.
Diante disso, e com essas anotações externadas, que representam, indubitavelmente, a conduta da professora Regina Souza, como Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI, tenho a elevada convicção e certeza de que o Marco Regulatório terá suas ações estratégicas, investimentos e programas, devidamente preservados e continuados, conquanto Regina tem um pacto de coerência e fidelidade às programações, projetos e programas iniciados pelo Governador Wellington Dias, com observância à realização e sustentabilidade.
E esta minha percepção e convicção quanto ao Marco do Regulamento de Saneamento, assegurará à sociedade do Piauí, aos políticos, aos empresários, aos usuários dos sistemas de águas e esgotos a plena certeza de que cumpriremos os prazos legais de atendimento, fixados pelas leis federal e estadual, de que até 2033, consequentemente, dentro de 12 anos, todos os piauienses tenham 90% de esgotos tratados em suas residências e/ou domicílios e 99% de água também devidamente potável e/ou tratada.
A Vice-governadora sempre fala em “água e que água é vida”, portanto, não podemos deixar as pessoas sem água, principalmente. É uma defensora permanente, atávica e açodada de que todos tenham água nas torneiras de seus domicílios.
É com esse arrojo, vontade e determinação que Regina Souza desempenha o segundo cargo mais relevante na Gestão do Estado. E deve preparar-se para assumir o maior deles, de Chefe do Executivo Estadual no próximo ano, com a maior responsabilidade de dar continuidade à execução e implementação do Marco Regulatório – o maior projeto de investimentos no Estado e a obra mais proeminente.
E, não bastassem essas responsabilidades político-administrativas, acima retro definidas, ainda cairá sobre seus ombros, articular com o PT e coligação suprapartidária, que governa o Piauí, eleger o professor Rafael Fonteles, o seu sucessor às eleições de 2022. E saberá fazê-lo; porque articular-se bem e é também muito articulada nas lides de político-partidária. Será exitosa com o seu grupo, consequentemente.
MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.