MATOPIBA: UMA JOGADA DE PELÉ (I)
A Matopiba é uma sigla que compreende extensas áreas territoriais dos cerrados brasileiros existentes nos Estado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Instituir essa vasta área propicia ao desenvolvimento econômico, notadamente com o plantio de grãos, em especial soja, onde grandes campos agrícolas vêem produzindo alimentos, em larga escala, com tecnologia de última geração, foi uma jogada de Pelé.
A criação da MATOPIBA, com certeza, dará mais e maior visibilidade e racionalidade à exploração dos cerrados; porque os governos estaduais desses quatro Estados estão se comprometendo e se empenhando em dotar esse grande vazio rural e populacional, em instrumento de desenvolvimento sócio-econômico, com a construção da infra-estrutura física e social, como esteio e fortalecimento às atividades agrícola, industrial, agroindustrial, pecuária e de serviços da região.
A Ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB), com o apoio político dos Chefes dos Executivos Estaduais desses Estados, sensibilizou a presidente Dilma Rousseff à instituição da área. A presidente compreendeu o apelo dos governadores. Pois, a medida adotada realmente criará área de desenvolvimento efetivo desde que implementadas e executadas as ações imprescindíveis à sustentabilidade econômica, com a melhoria e a ampliação do sistema energético, de comunicação, de educação, de saúde, de segurança, além da infraestrutura física com estradas asfaltadas, para o escoamento, especialmente da produção agrícola.
Dotada a grande área da MATOPIBA dos fatores do desenvolvimento, conforme descritas e nominadas acima, essa vasta zona, repito, quase totalmente inóspita e virgem, dará imediatamente o retorno aos investimentos realizados.
Mormante, esses quatro Estados, são fortes produtores de grãos, em condições precárias, porque a iniciativa, a determinação e a coragem dos empreendedores, suplantam o trabalho dos governadores que não emprestam ao território produtivo a atenção necessária.
Portanto, criada a MATOPIBA, conforme decreto da Presidente Dilma, ressaltado sua sensibilidade, a atuação da Ministra Kátia Abreu; e o emprenho dos governadores do Maranhão, do Tocantins, do Piauí, o da Bahia e dos empresários, caberá, agora, a indicação por cada Estado, das equipes técnicas que implementarão as ações relativas a cada unidade federativa, com o levantamento das obras já existentes e das que deverão ser construídas de imediato para que não se perca o ideal, que motivara a criação desse forte instrumento de desenvolvimento sócio-econômico e sustentável, em uma área inóspita, bem como a vontade de todos os governadores que foi essencial à materialização da idéia, a qual guardará semelhanças com a zona Franca de Manaus; certamente o maior exemplo de fator de desenvolvimento, o qual poderá ocorrer também com a região da MATOPIBA, composta dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Magno Pires é advogado da União (aposentado), Membro da Academia Piauiense de Letras – APL, Membro da Associação dos Escritores - ANE
E-mail: [email protected]
Portal: www.magnopires.com.br (45.300.567 acessos em 68 meses)