Gestão

MEC lança edital para o Enem 2014

MEC lança edital para o Enem 2014

 O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última quinta-feira (8), o edital para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Este ano, as provas acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições começam nesta segunda-feira (12) e terminam às 23h59 do dia 23 de mA inscrição será realizada exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico inep.gov.br/inscricaoEnem. No ato da inscrição o candidato deve ter em mãos, o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade.

 

O aluno que prestar qualquer informação falsa ou inexata, ao se inscrever no Exame, ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas no Edital e demais instrumentos normativos terá cancelada sua inscrição e anulados todos os atos dela decorrentes. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do estudante.

Alunos da rede pública de ensino e candidatos que se declarem financeiramente carentes estão isentos da taxa de inscrição. Para os demais, o valor permanece o do ano passado, R$35,00, e deve ser pago até o dia 28 próximo. O pagamento da taxa deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples).

Lusimary Veloso, diretora do Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber alerta os estudantes. “O número de inscrição e a senha deverão ser mantidos guardados com cuidado, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a consulta e a impressão do Cartão de Confirmação. Também obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação”.

De acordo com o edital, uma das novidades neste ano é a revista eletrônica, por meio de detector de metais, nos dias e locais de prova. Este ano, o hotsite do Enem oferece o edital do exame em formato de leitura compatível com o Dosvox, um sistema para deficientes visuais, e um vídeo na língua brasileira de sinais (libras) para os deficientes auditivos.

“Os estudantes que necessitarem de atendimento específico ou especializado devem fazer o pedido no ato da inscrição, pois o Enem está preparado para atender toda a diversidade de estudantes que procuram uma oportunidade”, fala Lusimary Veloso, diretora do Programa Mais Saber.

A nota do Enem é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas em 115 instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar nas vagas gratuitas dos Cursos Técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

O Exame será constituído de uma redação em língua portuguesa e de quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha.

Confira o Edital completo .inep.gov.br/edital_enem_2014.pdf, que dispõe sobre as diretrizes, procedimentos e prazos do Enem de 2014.

Mais informações
86 3216 9624 e 3216 4443