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Metrô de Teresina passa pela maior transformação desde sua criação

Metrô de Teresina passa pela maior transformação desde sua criação

Moderno, dinâmico, além de contemplar um maior número de pessoas com transporte de qualidade, em menor tempo e preço. São essas as consequências que serão sentidas pelo teresinense quando da conclusão do projeto de revitalização do metrô de Teresina, que está previsto para iniciar nos próximos dias for concluído. O Plano de Mobilidade Cidade de Teresina - Rede Sobre Trilhos, desenvolvido pelo Governo do Estado, estima que a realização de reformas e aumento da extensão das linhas férreas consiga atender um total de 48 mil passageiros por dia.

Com apenas uma linha em funcionamento, o metrô de Teresina atende atualmente a população que reside nas proximidades das estações Alberto Silva (Centro), Matinha, Frei Serafim, Ilhotas, Renascença, Parque Ideal, Dirceu e Itararé. No novo projeto, a construção de uma nova linha está prevista, duplicando a quantidade de pessoas atendidas. O investimento está avaliado em mais de R$1,7 bilhão, inclusos no programa PAC Mobilidade. 

Pelo projeto de mobilidade urbana, o Governo do Estado vai modernizar completamente o sistema, com o objetivo de atingir e atrair os moradores da região mais populosa de Teresina. Para tanto, será realizada toda a reestruturação da malha já existente. Na primeira etapa, com duração de 12 meses, o projeto prevê a remodelação completa de 13,8 quilômetros de trilhos com obras de nivelamento, ajustes geométricos, terraplanagem, drenagem e tratamento dos taludes.

Para o governador Wilson Martins, a reestruturação do sistema metroviário vai mudar o transporte da capital, atingindo a população em geral. Com qualidade e eficiência, o sistema torna-se um grande atrativo para a população. “Com a recuperação e a modernização da linha já existente, o trajeto será de, no máximo, 15 minutos. O usuário terá qualidade, rapidez e conforto, com um transporte de menor custo”, explicou.

A revitalização do metrô e outras obras do Governo do Estado na capital, tais como a construção do Rodoanel, uma terceira ponte na Frei Serafim, duplicação das BRs 343 e 316, entre outras ações irão resolver problemas históricos como diminuir o fluxo de veículos nas principais avenidas de Teresina. “O transporte público é a melhor solução para resolver os problemas de trânsito em Teresina. Queremos investir nisso, dar aos moradores da nossa capital total condição de tráfego. Sei que isso é um desafio no mundo todo, pois investir nessa finalidade é o caminho mais viável e de maior retorno para a população”, disse.

Projeto englobará todo o sistema metroviário da capital

De acordo com o engenheiro da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antonio Sobral, esta etapa é importante porque trata da reestruturação de uma malha antiga, que passou por pequenas intervenções. Agora a remodelação englobará todo o sistema. “A primeira etapa terá a recuperação de pontilhões e remoção de todas as interferências, além da adequação das passagens de nível”, relata. Duas novas estações também farão parte do sistema de metrô: a Estação da Matinha e a da Boa Esperança. Com a conclusão deste projeto, novos trens, mais modernos, com melhor acessibilidade e conforto farão o transporte da população.

A segunda etapa do programa consiste a duplicação de toda a extensão da via, a construção de uma nova ponte sobre o rio Poty, com uma passarela de segurança, além de uma via de manobras e a construção do novo Centro de Controle Operacional. Outras três estações serão construídas, sendo elas: Mafuá, Piçarra e São João. Já as estações existentes, Avenida Frei Serafim, Itararé e Ilhotas serão reformadas. Outra novidade será o projeto estrutural das novas estações, todas receberão padrão de acessibilidade e modernização comparada ao dos grandes centros; além disso, terão plataformas fechadas com cobrança desembarcada.

Fonte: Governo do Piauí