Literatura

MINISTRO REIS VELLOSO: INJUSTIÇADO

MINISTRO REIS VELLOSO: INJUSTIÇADO
 
José Manuel Monteiro Rosa Simões Moedas
Economista e Administrador da Fundação CEPRO
 
O Ministro Reis Velloso completou 80 anos no dia 12 de julho do corrente ano. Piauiense, foi Ministro do Planejamento no período de 1969/79, durante o regime militar, nos governos de Emílio Medici e Ernesto Geisel, assim como foi o 1º Presidente do IPEA (1969).
Grandes obras foram realizadas no Piauí, na década de 70, que tiveram a sua chancela, sendo uma dívida dos piauienses para com o seu ilustre conterrâneo, que tanto dignifica o nosso Estado e o Brasil. Poderia relembrar obras marcantes que foram concretizadas, como por exemplo, Estádio Albertão, Maternidade Evangelina Rosa, a rodovia PI – 4, etc. No entanto, os méritos foram atribuídos aos governantes da época. – foi o maestro principal da remessa dos recursos ao Piauí, e não se viu nenhuma grande obra homenageando o seu nome.
Segundo disse certa vez, o Ministro Reis Velloso: “o sistema político brasileiro não é muito favorável ao desenvolvimento. Temos uma estrutura de partidos muito complicada. Precisamos, no caso brasileiro, ter uma sociedade de massas ativa e moderna, para que haja uma espécie de monitoração dos poderes públicos”.
No dia 21/06/2007, o Ministro Reis Velloso veio à Teresina, para a implantação do curso de Administração na Faculdade NOVAFAPI para  ministrar palestra com o tema “Desenvolvimento: para onde vai o Brasil”. No encerramento da palestra, encontrava-me com o livro de sua autoria “O Último Trem para Paris”, para ser autografado, e dirigindo-me ao palestrante disse: o Sr. era para ter sido Governador do Piauí, acho que os políticos foram injustos pelos relevantes serviços prestados ao Estado, para em seguida responder, com a sua voz pausada, “fiz a minha obrigação, quando enviei os recursos para o Piauí”.
Atualmente, o Ministro Reis Veloso dirige o Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), criado em 1991, com o objetivo de promover Fóruns Nacionais.
Os piauienses precisam se orgulhar de ter um cidadão tão ilustre.
Parabéns Ministro Reis Velloso pelo extraordinário trabalho em prol do Piauí.
Cidadão do Piauí!, Cidadão do Brasil!