Literatura

Museu do Piauí recebe exposição itinerante Bem do Brasil

Museu do Piauí recebe exposição itinerante Bem do Brasil

Com o intuito de compartilhar, refletir e valorizar o patrimônio brasileiro em suas múltiplas expressões materiais e simbólicas, a Casa de Odilon Nunes – Museu do Piauí, em parceria com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí, receberá a partir do dia 15 de agosto a exposição itinerante Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico.

A mostra reúne peças de todas as regiões do país e usa tecnologia de grafismo e imagem para mostrar a variedade da cultura e levar o público a entender como o Iphan integra preservação de bens de valor e desenvolvimento do país. Tudo isso a partir de uma visão dinâmica do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e de caráter afetivo para a população. A arquitetura é apresentada em fotos (backlights), e os saberes e fazeres do patrimônio imaterial são exibidos em um conjunto de filmes, cedidos pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - Museu do Folclore.

A exposição itinerante permite ainda visibilidade à arte de cada Estado. No Piauí, serão expostos exemplos de arte santeira em madeira, do artesão Mestre Dezinho e a renda de Bilro, produzidas no Morro da Mariana, povoado do município de Ilha Grande, no Delta do rio Parnaíba.

A mostra conta ainda com desenhos, pinturas, gravuras e esculturas de importantes artistas como Taunay, Facchinetti, Djanira, Tarsila do Amaral, Volpi, Ivan Serpa, Amilcar de Castro, Aluisio Carvão, Franz Weissmann, Guignard, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Mestre Valentim, Arthur Bispo do Rosário, Goeldi, Samico, J.Borges, Portinari, entre outros.

Ainda durante a abertura da exposição, às 9h, no Museu do Piauí, acontecerá o lançamento da Revista Presença nº 49 do Conselho Estadual de Cultura. Nesta edição, a publicação trará em destaque a vida e obra de Rui Barbosa.

A exposição ficará até o dia 15 de setembro. A Casa fica aberta das 8h às 17h30, de terça a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados e domingo.

Fonte: Portal do Governo do Estado