Literatura

O doce de leite de fio

O doce de leite de fio

O doce de leite de fio
Carlos Rubem 

Mantenho regular troca de figurinhas, pelo WhatsApp, com o jornalista Paulo José Cunha, teresinense radicado em Brasília, onde exerce seu mister na Câmara dos Deputados. Excelente profissional.

Foi através do Cineas Santos, professor, que nos conhecemos, há uns vinte anos, na Oficina da Palavra. Lamentou que nunca esteve em Oeiras. Convidei-lhe a visitar a terrinha, oportunidade em que proferirá uma palestra. Até agora não nos foi possível agendar este acontecimento.

Em 2008, quando o grupo musical “Bandolins de Oeiras” esteve na Capital Federal para receber, das mãos do Presidente Lula e do Gilberto Gil, Ministro da Cultura, a Medalha Ordem do Mérito Cultural, articulei, com aludido comunicador, a gravação daquele quinteto, formado por senhoras da terceira idade, para o programa “Talentos”, da TV Câmara.

No mês de outubro passado (2022), encaminhei-lhe uma reportagem da TV Meio Norte, a qual fala do fabrico da Doce de Leite de Fio, apreciada iguaria que muito nos distingue, cujo feitio, trabalhoso, tem lá suas manhas. — Ah, quero conhecer, comentou o PJC. Prometi: — Vou lhe proporcionar esta degustação.

Soube que a Raimunda Rêgo, mãe do Rodolfo, meu genro, em meados deste mês, empreenderia viagem ao DF. Perguntei-lhe será poderia levar uma encomenda para o PJC, que, também é poeta e compositor. E assim foi procedido.

Hoje (29.01.2023), recebi do destinatário a seguinte nota:

“Ajoelhei-me de mãos postas, em estado de profunda contrição, dei graças e atrevi-me a provar do doce de leite [de fio] que tão gentilmente me enviou. Logo vi que não estava provando coisa deste mundo, pois tive de conter o ímpeto de derrubar todo o pote de uma única vez, tamanha a qualidade do produto. Ao saborear cada bocado vieram-se à memória os relatos que me chegaram por boca ou livro da velha Oeiras de mil histórias. Que delícia, amigo! Repasse às doceiras que elaboraram um produto de tal qualidade os meus sinceros e emocionados cumprimentos. Este é o Piauí que nos honra e nos orgulha! Abraços sempre mais agradecidos. Bom final de domingo!”