Literatura

O LITERATO E JURISTA NELSON NERY EM “DEZ EM CONTOS”

O LITERATO E JURISTA NELSON NERY EM “DEZ EM CONTOS”

O LITERATO E JURISTA NELSON NERY EM “DEZ EM CONTOS”

Magno Pires

            O literato Nelson Nery Costa pode não gostar, porém, antes de ser um homem de letras, sou um ser humano sensível aos fatos, às curiosidades, às coisas, às passagens e realidades do mundo, às descrições, às injustiças, às desigualdades e à concentração despudorada da renda. Contudo, os bons romances me encantam e comovem.

            O livro “Dez em Contos”, que li de um único fôlego, que conduz instigantemente o leitor a querer saber o final de cada capítulo e história, de cada versão, e de cada cenário amoroso. Nessa obra real, erótica, devassa e sexológica. A própria capa, com dois seres nus, denunciam o conteúdo do livro, sem desmerecê-lo, mas para endossá-lo relevantemente.

            Também não sei se o jurista e contista Nelson, gostará da semelhança que observei dos seus bens articulados e escancarados contos, com as histórias dos romances amorosos, sexológicos, eróticos e trágicos de Adelaide Carrara.

            O cenário em que as manifestações dos contos se desenvolve abarca um espaço territorial extenso e fantástico. São passagens pelo litoral de Parnaíba e suas cidades; e as ruas do Rio de Janeiro, com descrições as mais variadas. Mas, vai tanto ao extremo oriente, dissertando sobre o tradicional e insolúvel conflito de Israel e Palestina;fala na ONU e cita o jornal “o Globo)

            As cenas de amor parecem priorizar as dissertações contidas em “Dez em Contos”, porém, os relatos, com os jogos de cartas, extremamente bem lançados, conectados, numa linguagem fácil de acesso. Muito compreensível. É gostosa de se ler. É penetrante.

            As cenas de amor e jogo de cartas destacam-se na maioria dos contos, o que, a nosso ver, aproxima, mais ainda, o contista dos trabalhos literários de Adelaide Carrara.

            O drama, embora trágico, de alguns personagens nos contos, com tentativa de suicídio de Joelma; de acidente de trânsito em avenida no Rio de ..... dão um traçado puro, muito forte, realista, mas ao mesmo tempo de agradável e sensibilizada leitura.

            E tudo com aquele desejo, reafirmo, de se chegar ao fim do conto. Todos os jovens escritores têm essa fama. E Nelson Nery Costa não me surpreende. Pois os caracturistas também desenvolvem esse ramo literário.

            O “Dez em Contos”, cujo título parece lhe conferir uma nota, embora não seja esta a intenção do autor, mas se o fosse, seria merecidament; é um livro de agradável leitura, que conduz o leitor ao desejo incontido, incansável e insaciável de saber o desenlace final da obra. É um livro de curiosidades, de suspense, e de penetrável realidade da vida amorosa, do jogo de cartas e de tragédias humanas bem descritas.

            É um livro primordialmente de contos eróticos, sexólogos e devassos, com verdades cruas e verdadeiras da vida amorosa. Inclusive com o uso constante de linguagem real e metafórica, com prioridade àquela, do mundo erótico clássico e popular, ainda que não banalizados. Nelson comenta nos contos, conversas que muitos falam em segredo, em cochicho, entre poucos..., por isso, populariza essas manifestações, desvendando segredos e intimidades de homens e mulheres.

            Diferentemente de outros escritores piauienses que se aproximam de uma leitura clássica, porém, de difícil compreensão, e até enjoados, o livro “Dez em Contos” é de entendimento muito fácil, penetrando-se agradavelmente nos temas, nas ações, nos cenários, nas articulações e nos diálogos, conduzindo o leitor à exatidão do texto, reafirmo, sem dificuldades.

Esse livro de Nelson Nery está entre os 30 livros de autores piauienses que recomendo a leitura. Todos, bem escritos, de fácil entendimento e de fácil compreensão.

            Livros, como este de Nelson, dão muito prazer aos leitores e literatos.

 

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, Portal www.magnopires.com.br, e-mail: [email protected].