Gestão

O PROJETO POÇO FUNDO E/OU CANTÃO EM BATALHA

O PROJETO POÇO FUNDO E/OU CANTÃO EM BATALHA

O PROJETO POÇO FUNDO E/OU CANTÃO EM BATALHA

Magno Pires

Não há dúvida de que a complementar implantação da infraestrutura física e social e a construção dos equipamentos públicos necessários em toda a área da influência do Poço Fundo e/ou Cantão objetivando sua valorização para torna-la produtiva e socialmente adequada ao desenvolvimento socioeconômico, será o maior projeto executado na história do município de Batalha e um dos maiores do Estado do Piauí.

A região do Poço Redondo e/ou Cantão está situada às margens do Rio Longá, na localidade Unha de Gato, e representa uma área de grandes riquezas e fortes potencialidades, conquanto até o presente inexploradas e agora com este projeto queremos valorizar e implementar as suas riquezas e potencialidades e torna-las disponíveis à ação consumidora do mercado, o qual será fator de melhoria de renda, distribuição da renda e gerador de emprego para centenas de batalhenses.

A exploração das potencialidades e riquezas do povoado Cantão e adjacências são imprescindíveis porque vão dinamizar um mercado consumidor valioso e desconhecido e que até presentemente ficou inerte e sem quaisquer produtividade, consequentemente inaceitável por conta das grandes fontes de riquezas até hoje paralisadas e sem que as autoridades constituídas tomassem qualquer iniciativa para torná-las efetivamente uma região produtiva de bens e serviços essenciais ao homem.

As belezas naturais (inclusive com praia fluvial, densas florestas, chapadões etc.), as riquezas inexploradas e as suas potencialidades naturais precisam ser conhecidas e comunicadas ao mercado e ao homem porquanto o Estado não pode permitir áreas e/ou pontos produtivos e turísticos, sem o aproveitamento em benefício à ação humana.

Os vastos campos de chapadas prestável à agricultura de grãos, criatório de gado, agroreflorestamento e outros bens essenciais ao fortalecimento de suas riquezas, com plantações;

Portando, o Cantão é um lugar e/ou área disponível ao plantio de grãos, para aumentar sua área atual onde são produzidas apenas produtos com uma lavoura rudimentar familiar e tradicional, com o plantio de mandioca, arroz, feijão, milho e outros produtos quando toda a área do projeto Unha de Gato e/ou Cantão pode torna-se em uma grande fronteira agrícola, fortemente produtiva, inclusive beneficiada por forte mão de obra, porque dentro da região estão três assentamentos: da Chapada do Urubu, do Cantão e do Carnaúba Amarela.

Por conseguinte, o que falta à área é a infraestrutura física e social, com implantação e construção de estradas, energia elétrica, ponte sobre o Rio Longá para integração de todo o ecossistema aos municípios de Barras, Batalha, Esperantina, especialmente. E o fortalecimento do turismo na região Norte complementando a Cachoeira do Urubu.

 

MAGNO PIRES é Secretário Geral da Academia Piauiense de Letras-APL (o único batalhense eleito pelo seu colegiado, para exercer este cargo, na história do mais que centenária sodalício) e Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos