Gestão

O RODOANEL É FANTASTICO E GRANDIOSO

Não necessito fazer nenhum aulicismo ao governador Wilson Martins. Contudo, para ser justo, preciso falar a verdade.
Concluída, porém, a obra do Rodoanel (28,26 km de extensão) e construídas as outras complementares (viaduto da Av. João XXIII e da Av. Nossa Senhora de Fátima), a gestão Wilson Martins (PSB) terá superado a do líder peemedebista ...Alberto Silva na quantidade e na essencialidade de investimentos estruturantes, implantadas na capital e no seu entorno. Mas, o Rodoanel (que interliga BR 316 à BR 343, com ampliação de 10km), se destaca do conjunto pela sua grandiosidade; pela área explorada; os seus efeitos sociais e econômicos; melhoria do trafego em Teresina; enormidade da movimentação de terra e aterro, com a exponealidade da ponte sobre o Rio Poty, cuja altitude entre a profundidade das pilastras, a cota e o nível da água do rio, projetada pelas cheias dos últimos 50 anos, foi fixada em 67 metros de altura, o que mostra as obras preliminares a serem feitas ao longo do trecho, para livrar toda a região atingida pela ação e raio do Rodoanel de qualquer possibilidade de invasão de áreas pela ação das cheias do Rio Poty. Portanto, é uma obra feita com toda segurança técnica e a impossibilidade de que haverá problemas com invasão insuperável pela ação violenta das chuvas. Tudo isso porque, ao longo do trecho, a estrada é mageada por terrenos baixos e alagados, com prevalência de vazias, em terrenos tipo massapé, suscetível de deslizamento fácil, com ação das águas.
As obras complementares são o alargamento e ampliação das duas BRs 316 e 343 e a construção dos viadutos da Av. João XXIII e da Av. Nossa Senhora de Fátima. A execução e implantação desses investimentos colocam a administração Wilson Martins na liderança, superando os ex-governadores Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, nesse item; justamente porque essas obras, destacando-se o Rodoanel, terão um forte efeito social, econômico e político em toda a sociedade de Teresina. Possibilitando, efetivamente, melhores condições de vida, com maior conforto para as ações desempenhadas por milhares de piauienses. Especialmente os residentes na capital e nas cidades do entorno, que formam a grande Teresina, incluindo-se o município de Timon, no Estado do Maranhão, com os seus quase duzentos mil habitantes. Esses investimentos assegurarão o futuro do Estado. E nenhum homem poderá por em dúvida a sua execução e as suas conseqüências benéficas; justamente porque os recursos essenciais à sua construção estão depositadas no CEF. Caixa Econômica Federal.
O Rodoanel deverá ser visitado por todos os interessados em avaliar a obra do governador Wilson Martins, bem assim os seus críticos contumazes para cientificar-se da grandiosidade de sua gestão. Aí, terá a dimensão da sua gestão. A grandeza de sua obra. E a certeza de que ele trabalha em prol dos piauienses e do seu futuro. Ele está assegurando o presente e construindo o futuro dos cidadãos. O investimento do Rodoanel é fantástico e grandioso.
Às margens do Rodoanel surgirão complexos de restaurantes, hotéis, motéis e pousadas, fazendas modelos, clubes sociais e industriais. As fazendas, sítios, granjas, casas e terrenos tiveram os seus valores de venda triplicados. Os investimentos, no futuro, têm novo destino: As margens da estrada do Rodoanel.
Os custos da execução do complexo estão estimados em R$ 214 milhões. 150 homens trabalham no canteiro de obras e entre caminhões, carretas, veículos, tratores, motoniveladoras, retroescavadeiras, rodos compressores... contam 40 equipamentos pesados. A estrutura metálica da ponte está encostada na obra.

Magno Pires é advogado e Membro da Academia Piauiense de Letras – APL.
E-mail: [email protected]
Blog: www.magnopires.com.br