Direito

(OAB-PI) definiu para o dia 30 de março a escolha da lista sêxtupla que concorrerá ao cargo de desembargador do (TJ-PI).

(OAB-PI) definiu para o dia 30 de março a escolha da lista sêxtupla que concorrerá ao cargo de desembargador do (TJ-PI).

 

Miranda é natural do vale do Gurgueia, no sul do Piauí, possui 57 anos de idade e mais de três décadas de atuação na advocacia. Agiu sempre com zelo e lisura no exercício da profissão, inclusive, tendo integrado o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI, em duas oportunidades, a última na atual gestão. Também, integrou algumas comissões temáticas no sistema OAB, os conselhos universitários da UESPI, UFPI e deliberativos junto à Prefeitura de Teresina e Governo do Estado. Pertence à Academia Piauiense de Letras, de que foi presidente em dois biênios, ao Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e diversas outras instituições culturais. Foi condecorado com a “Comenda do Mérito José Antônio Saraiva”, da Prefeitura de Teresina e “Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí”, do Governo do Estado. Possui quinze obras publicadas e mais de uma centena de artigos, inclusive de cunho jurídico.  Fez curso de preparação à magistratura na Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí e especialização em Direito Constitucional e em Direito Processual. Portanto, possui todos os requisitos para ocupar o pleiteado cargo, entre os quais: competência, experiência, maturidade e sólida formação jurídica e humanística.

REGINALDO MIRANDA da Silva

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1988). É advogado militante, historiador e ficcionista. Fez curso de Preparação à Magistratura (ESMEPI/1989), de Especialização em Direito Constitucional (UFPI/1998) e em Direito Processual (UFPI/2002). Ocupa o cargo de Assessor Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado, foi Assistente de Liderança do Governo (1988) e chefe da Assessoria Jurídica do EMATER-PI, por vários anos.

Na atividade política, foi Líder Estudantil na UFPI, tendo ocupado os cargos de secretário de finanças do Centro Acadêmico de Direito e representante estudantil junto ao Conselho do Departamento de Ciências Jurídicas, além de Vice-Prefeito Municipal de Bertolínia (1993-1997). Foi, também, membro do Conselho Universitário da UESPI e, atualmente, pertence ao Conselho Universitário da UFPI.

Escritor de mérito reconhecido, Reginaldo Miranda pertence a diversas instituições culturais, entre estas: União Brasileira de Escritores do Piauí, Academia de Letras do Médio – Parnaíba, com sede em Amarante (PI), Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e Academia Piauiense de Letras, Cadeira n.º 27. Presidiu essa última instituição cultural por dois biênios (2010 – 2012 e 2012 – 2014).

Colabora com diversos órgãos da imprensa, inclusive a Revista de História da Biblioteca Nacional.

Foi condecorado pelo Governo do Estado do Piauí, com a comenda da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, no grau comendador e pela Prefeitura Municipal de Teresina, com a comenda da Ordem do Mérito Conselheiro Saraiva, no grau cavaleiro.

Além de ser fundador e ex-presidente da associação dos advogados previdenciaristas do Piauí, co-fundador da associação dos advogados trabalhistas do Piauí, ativista do civilismo. Um dos maiores estudiosos das nações indígenas do Piauí

Fonte: https://portalsonoticias.com/2023/03/02/oab-pi-definiu-para-o-dia-30-de-marco-a-escolha-da-lista-sextupla-que-concorrera-ao-cargo-de-desembargador-do-tj-pi/