Gestão

Oeiras comemora adesão do Piauí à Independência

Oeiras comemora adesão do Piauí à Independência

Um desfile militar em continência ao governador Wilson Martins abriu nesta quinta-feira (24), em Oeiras, as comemorações que marcam a passagem dos 190 anos da proclamação da Independência do Piauí. A solenidade aconteceu na Praça das Vitórias, no Centro histórico da cidade.

Após o desfile de tropas da Polícia Militar do Piauí, Wilson Martins, acompanhado por um grande número de populares, colocou flores no busto do brigadeiro Manoel de Sousa Martins, líder do movimento de independência, erguido em frente à sua residência, na Praça Rocha Neto.

Ainda nesta manhã, o governador participa do lançamento do selo comemorativo aos 30 anos do Museu de Arte Sacra de Oeiras, de um culto evangélico e de uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Encerrando as comemorações, ele vai condecorar personalidades com a medalha do Mérito Renascença, a mais importante do Piauí.

A Independência

A adesão do Piauí à Independência foi anunciada pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins, mais tarde Barão e Visconde da Parnaíba. Foi ele quem, de sua casa, nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, articulou os fazendeiros, conclamou os compadres, parentes e amigos lavradores, juntando todos na mesma causa.

Manoel de Sousa Martins nasceu em 8 de dezembro de 1767, na fazenda Serra Vermelha, então situada no município de Oeiras, hoje localizada no município de Paulistana. Era filho legítimo do português Manoel de Sousa Martins e de Ana Rodrigues de Santana. Ele ocupou a presidência da junta governativa da província do Piauí no período de 24 de janeiro a 20 de setembro de 1824. Foi seu primeiro governante, de 20 de setembro de 1824 a 9 de dezembro de 1828 e ocupou a presidência da província em outras duas ocasiões: em 1829 e de 1831 a 1843.

Foi Barão e Visconde com Grandeza da Parnaíba. No seu governo houve recenseamento da província e a criação das vilas do Poti, Piracuruca, Jaicós e São Gonçalo do Amarante.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí