ONU reconhece ações do governo brasileiro para combater o tráfico de pessoas
Medidas do governo brasileiro para combater o tráfico de pessoas são reconhecidas pelas Nações Unidas. O secretário do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Rafael Franzini, defendeu em discurso durante lançamento da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas a participação de toda a sociedade para prevenir este tipo de crime. Ele ainda ressaltou ser preciso "reconhecer os esforços do governo brasileiro no sentido de colocar à disposição da sociedade diferentes formas de se fazer uma denúncia".
Nos últimos 20 anos, o Brasil resgatou cerca de 50 mil trabalhadores em condições análogas às da escravidão. Desse total, cerca de 80% dos resgates ocorreu de uma década para cá, conforme informações do Ministério do Trabalho e Emprego.
O tráfico de pessoas, entretanto, não refere-se apenas ao trabalho escravo dentro do País. Ele engloba a exploração sexual e adoção irregular, além do tráfico de órgãos, no Brasil e no Exterior. O representante da UNODC destacou que a crueldade do tráfico de pessoas é reforçada pelo roubo da dignidade. "Estamos diante de práticas difíceis de serem detectadas pelas autoridades, polícia, sociedade civil e todos grupos. Ofertas de emprego que parecem boas demais são, geralmente, falsas."
Fonte: Portal Brasil