PANEGÍRICO AO PADRE HERCULANO
PANEGÍRICO AO PADRE HERCULANO
✓ Sr. Bispo Emérito, Dom Eduardo Zielski, Senhores Padres e Irmãos Católicos, boa noite!
✓ Cada um de nós, presentes neste Santuário das Mercês, tem no coração e no pensamento a importância dessa data, onde celebramos os 80 anos de idade, os 62 anos de Vida Religiosa na Ordem Mercedária e os 52 anos de Sacerdócio do eminente Padre Herculano. Esta Celebração Eucarística marca sua figura, sua obra e seu legado. Deus determinou que nosso Encontro de Fé fosse aqui, onde o menino Herculano iniciou sua trajetória de vida.
✓ José Herculano de Negreiros nasceu na Comunidade Lagoinha, município de São Raimundo Nonato-PI, no dia 25 de setembro de 1943. Filho do casal Miguel José de Negreiros e Carmita Fernandes de Negreiros. Uma prole grande: o casal teve 17 filhos. Padre Herculano é bisneto do Sr. Serapião José de Negreiros. Traçando um paralelo entre Abraão e Serapião, a história do Patriarca da Fé se equipara à história do Patriarca dos Negreiros, numa missão: Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, para ele cumprir o Plano Divino, que era ser patriarca de uma grande Descendência (texto do Livro do Gênesis, 12. 1-8). Assim Deus traçou a vida do Sr. Serapião: ser patriarca de uma enorme Descendência. Segundo Padre Herculano, seu bisavô tem mais de 3.000 descendentes.
✓ Sua família foi seu esteio e o ambiente que lhe ensinou a cultivar vocações e missões. O menino Herculano e seus irmãos, desde pequenos, já eram atarefados com algumas missões da família. Sempre foram cheios de coragem, de dignidade e de esperança. A principal fonte de renda da família era a olaria, e Herculano e seus irmãos tinham que ajudar seu pai nesse trabalho pesado, na confecção de tijolos, para o sustento da família. De tijolo em tijolo, eles construíram uma linda história. Herculano é um sertanejo que só conheceu a luta como caminho para sair das dificuldades da vida. Ele é talhado com a bravura dos fortes.
✓ A história do Padre Herculano é uma história brilhante. Ele nunca se deu por vencido. Sua história se entrelaça e se entremeia com a trajetória da Igreja Católica. Sua Vocação para ser padre veio desde cedo. Aos 5 anos de idade, fez sua Primeira Comunhão, uma exceção aberta pelo Bispo, Servo de Deus, Dom Inocêncio López Santamaría (1874-1958), depois de fazer um desafio de conhecimento sobre a Igreja Católica ao menino Herculano, e esse soube responder a todas as perguntas. Dom Inocêncio o chamava “o meu pequenininho”. Passou a ser Coroinha nas Celebrações na Catedral, conduzidas pelo Padre Jerônimo Marcos, e às vezes pelo próprio Bispo.
✓ Em 1954, aos 11 anos de idade, foi aprovado no Exame de Admissão para estudar no Ginásio Dom Inocêncio. Um grande esforço: conciliar o estudo com outras tarefas. Além dos estudos no Ginásio, passou a receber aulas de Latim, ministradas por Dom Inocêncio, no Palácio Episcopal. No início de 1958, Dom Inocêncio adoece e é levado para Salvador-BA. O Bispo faleceu nessa mesma oportunidade, no dia 9 de março de 1958. Antes da sua morte, o seu último compromisso foi cumprido: uma ordem foi enviada para o Vigário Geral da Prelazia, Padre Jerônimo Marcos, que encaminhasse para o Seminário São José, no Crato-CE, alguns jovens, seus alunos; dentre eles, Herculano.
✓ Com 14 anos de idade, Herculano recebe a notícia. Sua mãe Carmita vibrou, mas seu pai Miguel relutou. Herculano queria muito ser padre. Para convencer o seu pai, recorreu a um padre da família, o Padre Raimundo Negreiros. O Reverendo Senhor Padre disse ao Sr. Miguel que o chamamento era desígnio de Deus para a vida do jovem Herculano. E, assim, ele concordou. Herculano festejou de alegria, ao tempo que se lembrou do seu segundo desafio: precisaria de um pouco de dinheiro, para custear algumas despesas, e seus pais não tinham naquele momento. As ajudas dos amigos da família chegaram, e teve uma doação anônima que foi uma significativa quantia. Herculano subiu no caminhão, com sua mala de madeira cheia de esperança. Despedir-se da família foi devastador; desestabilizou-o emocionalmente. O olhar da sua mãe Carmita acompanhou o caminhão, até o perder de vista. Já no Crato-CE, teve contato com novos cenários, novos horizontes e novos aprendizados.
✓ Em 1961, aos 18 anos de idade, ingressa na Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Em 1963, com 20 anos de idade, vai estudar Teologia e Filosofia na Espanha. Ficou lá até 1968. Viajou por algumas regiões do mundo. Viveu alguns contextos de vida, em diferentes culturas. Em terras distantes, deixou a marca nesses lugares de que o povo sertanejo, do ponto de vista humanitário, é um dos povos mais civilizados do mundo. É um povo que divide o pouco que tem, e assim faz a multiplicação do amor e da solidariedade, segundo a fé cristã. Herculano seguiu por todos os caminhos do Servo de Deus, Dom Inocêncio López Santamaría, e conheceu as pegadas de toda a sua trajetória, tornando-se o principal biógrafo do Santo Bispo, em todo o mundo. Em 1968, volta para o Brasil e inicia um trabalho de Evangelização e social no Rio de Janeiro-RJ. Era o tempo do regime militar, e assassinatos eram cometidos, em nome da segurança nacional. O jovem Herculano disse não aos abusos da ditadura. Entendia que a defesa dos Direitos Humanos é um imperativo divino, e que o Evangelho não pode ser amordaçado!
✓ No dia 17 de janeiro de 1971, ainda com 27 anos de idade, ocorreu sua Ordenação, sendo o primeiro sacerdote mercedário brasileiro. Desponta sua Vocação para Evangelização e Promoção Social em regiões atrasadas e isoladas. Em 1972, a pedido de Dom José Vásquez Díaz, muda-se para Bom Jesus do Gurguéia - PI, para ser pároco, onde ergueu uma grande obra de Evangelização, social e educacional. Fica até 1978, quando retorna para o Rio de Janeiro-RJ, e depois para São Paulo-SP, como padre e como professor em algumas instituições da Igreja Católica. Em 1992, retorna para São Raimundo Nonato-PI, sua terra natal, fazendo uma viagem para dentro, para o centro de sua essência. O encontro com sua terra natal foi uma suprema felicidade. Assumiu a Paróquia, e sua chegada proporcionou uma significativa mudança na linha pastoral. Em 2004, vai para Ibaté-SP, e fica até 2008. Lá, desenvolve um importante trabalho educacional e social.
✓ Deus é dono de todos os destinos e dirige nossas vidas por caminhos que só Ele sabe. Em 1996, Padre Herculano é tragado pela política partidária, eleitoral e administrativa. Foi eleito prefeito de São Raimundo Nonato-PI, sendo gestor municipal de 1997 a 2000. Em 2008, é eleito prefeito de São Raimundo Nonato-PI pela segunda vez, administrando o município de 2009 a 2012. Foi porta-voz do progresso e de uma sociedade evoluída. Honrou com sua missão e com sua própria existência, e com o significado existencial do nosso lugar. Foi determinante para o avançar do progresso, em alguns aspectos importantes.
✓ Os problemas e os desafios a serem enfrentados eram enormes. Cada problema era um Golias no seu caminho, mas entendia que Deus permitiu isso, para despertar o Davi que há nele. Foi uma luta titânica! Sua índole é pacífica, o que nele se aponta como ferocidade decorre de uma necessidade instintiva em defender os mais pobres. Foram marcantes os seus clamores por Justiça Social e por respeito aos Direitos Humanos. Ele viu o rosto desfigurado de Cristo nos rostos desfigurados pela pobreza, pelo abandono, pela marginalização. Para viver o propósito, teve que suportar, a duras penas, o processo da história. As incompreensões que, aqui e acolá, surgiam no seu caminho não lhe faziam esmorecer. Nada lhe fazia desanimar; mais ainda, nada lhe fazia desistir. Foram momentos de forte provação humana, e, pela imposição do destino, foram momentos somente dele. Seguiu o ensinamento de São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível”. E, assim, alcançou feitos inacreditáveis!
✓ Desapegado, materialmente falando, Padre Herculano nos ensina que a coisa mais afortunada da vida é viver para a Obra de Deus. Ele é rico em humanização e tem amor profundo pelo ser humano. De notável bondade humana e humilde de coração. Dinâmico, com enorme potencial humano e social. É uma referência de progresso e uma fonte de inspiração de luta por Justiça Social. Consigo, carrega sempre um lema: “Deus não aposta em covardes!”. A zona de conforto é lugar para os fracos. Os fortes lutam e, no final, vencem. Os vencedores têm o traço de personalidade da teimosia e da persistência. Mas, antes de tudo, os vencedores precisam vencer as dores e as cicatrizes. A alma do Padre Herculano é bonita, pois mesmo colecionando cicatrizes enormes, ele prefere espalhar o amor. Crava o exemplo de que o ódio é incompatível ao amor de Deus! Até porque, o amor ao próximo é sempre o reflexo ou a consequência do nosso amor a Deus.
✓ Mesmo nos piores dias, ainda sim, devemos ser Instrumentos de Deus para ajudar alguém. É que Deus usa as piores circunstâncias da vida para produzir vitórias em nossas vidas... Padre Herculano prega o Evangelho onde é chamado: paróquias, comunidades, centros comunitários, escolas, universidades, residências enfim. É uma experiência informativa e formativa ouvi-lo falar sobre o seu convívio com os pobres, nos sertões e nos subúrbios das metrópoles. Logo percebemos que foram tempos de aprendizado pastoral para ele. Padre Herculano também viveu a experiência acadêmica, assimilando a sabedoria e a espiritualidade dos doutores da Igreja Católica, nas suas renomadas universidades.
✓ Nesses 80 anos de existência, 62 anos de Vida Religiosa e 52 anos de Sacerdócio, Padre Herculano construiu um extenso currículo: como pároco em algumas cidades; como fundador ou cofundador de algumas instituições, que nasceram como pastorais sociais, e até hoje acolhem os pobres e os fazem entender que são filhos de Deus; como reitor de alguns Seminários; como professor em algumas instituições; como conferencista em escolas no Sertão e em renomadas universidades pelo fundo agora; como padre celebrante debaixo de árvores em comunidades isoladas e em Basílicas, a exemplo das Basílicas de Aparecida do Norte (em São Paulo), de São Pedro (em Roma), de Fátima (em Portugal), de Lourdes (na França), e de Santiago de Compostela (na Espanha); como escritor, autor de 20 livros; como gestor público, com marcante agenda social; como um exímio comunicador, com sua voz forte semeou a esperança, seguindo o exemplo de Cristo, com a Boa Notícia que trouxe ao mundo.
✓ Padre Herculano se destaca pelo seu notável saber e pela sua vasta cultura, de maneira que não é exagero chamá-lo de sumidade; ou de enciclopédia ambulante. Por ser uma figura monumental, aonde chega altera o ambiente com sua majestosa presença. Possui rica história e larga lista de serviços prestados à Igreja Católica e à sociedade. O nome do eminente Padre Herculano nos remete a boas recordações, carregadas de gratidão, de pertencimento e de afeto. Conhecido por todos. Querido, respeitado e festejado por muitos. Permanece disposto, empenhado, lúcido e com todo o vigor possível. A tudo enxerga com os olhos da fé. Vive grato ao passado, de bem com o presente e aguarda com confiança o futuro. Padre Herculano vive profundamente as três Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade.
✓ Pessoalmente, conheci o Padre Herculano em 2009. Antes disso, conhecia-o de nome, através de suas falas na Rádio Serra da Capivara AM. Inclusive, era marcante presenciar minha avó Arcanja no pé do rádio, ouvindo atentamente as falas do Padre Herculano. Ela era obreira na Capela de São Francisco de Assis, na Comunidade Rosilho, Dom Inocêncio-PI. Acabamos nos tornando grandes amigos. Passou a ser amigo de toda a minha família. Ele batizou o meu filho, Theodoro, aqui no Santuário das Mercês. Sob sua orientação, eu escrevi em 2012 o livro “Dom Inocêncio López Santamaría: Bispo missionário no Sertão do Piauí”, no centenário de São Raimundo Nonato-PI e ocasião em que ele era prefeito. Em 2014, ele prefaciou outro livro meu: “Padre Lira: monumental homem de Deus”. Fato que deixou o Padre Lira feliz, e a mim também.
✓ Padre Herculano, que Deus continue abençoando ricamente sua vida e seu Ministério Sacerdotal. Que Deus conduza teus passos, teus sentimentos e teus pensamentos. Gratidão a Deus e a Nossa Senhora das Mercês, por esta oportunidade!
São Raimundo Nonato-PI, 25 de setembro de 2023.
Marcos Oliveira Damasceno
Escritor, autor de 20 livros. Doutor em Filosofia Política. Foi Conselheiro Estadual de Cultura do Piauí e vice-prefeito de Dom Inocêncio-PI.