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Parceria é destaque no Seminário do Proinfantil

O tema Parceria foi destaque nas falas da maioria dos participantes do seminário do programa de formação de profissionais na educação infantil realizado nesta segunda-feira (23) na Escola de Governo, em Teresina, além das áreas temáticas Planejamento Diário, Múltiplas Linguagens na Sala de Aula e Avaliação na Educação Infantil.
O secretário da Educação, Átila Lira, falou da importância do ensino infantil no processo educacional e afirmou a intenção do Governo do Estado em continuar os investimentos na formação de professores até formar todos os professores que hoje atuam em sala de aula na educação infantil, e evidenciou a informática como fundamental para implementar essa meta. “Vamos ampliar o regime de colaboração com os municípios, assim como com a Universidade Federal do Piauí, que já tem larga experiência, e o nosso Instituto de Educação Antonino Freire que também está atuando nesse campo”. Como uma das principais entidades parceiras do Proinfantil, a Universidade Federal do Piauí também vê a união desses organismos como fundamental para o êxito do Programa e para a melhoria da qualidade da educação no Estado. É como pensa a professora Olivette Prado, coordenadora do Proinfantil pela UFPI. “Temos uma preocupação quando um município ou outro não cumpre o acordo feito para execução do programa e isso acaba comprometendo essa qualidade, mas é possível notar significativa melhora, preocupação dos gestores para dar conta disso, e isso é fundamental”, analisa. A parceria também é defendida por gestores municipais. O município de Alto Longá, que se destaca como exemplo de bons resultados, já se deu conta disso. Lá, dos seus 2.452 alunos que estão matriculados na rede municipal, 563 estão na educação infantil. O que parece pouco, mas se torna um grande desafio para gestores preocupados com a qualidade do ensino, é como analisa a professora Ozileide Alves, secretária municipal de Educação que encaminhou 34 professores para participar do curso. “Alguns de nossos professores tinham apenas ensino médio, outros têm ensino superior, mas não na área da educação infantil. Por isso, consideramos importante fazer esta formação. Temos percebido uma mudança muito significativa até pela participação dos pais através das reuniões que realizamos, eles demonstram uma satisfação de terem seus filhos na escola”, afirma. por Astrid Lages Albano Amorim