Literatura

PENSANDO O PIAUÍ


 

O acadêmico Magno Pires pertence a uma ilustrada estirpe de intelectuais e políticos piauienses, cujas raízes remontam a meados do século XVIII, quando seus ancestrais povoaram o norte do Estado.

Desde cedo, seguindo os passos de seus familiares, Pires se qualificou profissionalmente bacharelando-se em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco e em Administração de Empresas, pela Faculdade de Olinda. No campo profissional serviu ao Estado na acepção ampla da palavra, com raro desvelo, seja no serviço público federal, seja na administração pública estadual. Sua passagem pela Secretaria de Administração do Piauí, marcou época pelo rigor e pelo elevado exemplo com que encarou a cousa pública, sendo a sua ação decisiva para enxugar o serviço e sanear as contas públicas. É um raro exemplo de servidor que pensa e planeja o Estado para o futuro. Aliás, no presente trabalho ele deixa isso claro ao aconselhar os gestores públicos: “O Estado e a sociedade ou, por exemplo, os servidores públicos, não podem estar em posições opostas, em campos diferentes. O Estado deve proteger a sociedade. Este o verdadeiro sentido antológico, jurídico, antropológico, sociológico e filosófico de sua finalidade, de sua criação. O Estado deve distribuir justiça”.

Magno Pires é hoje um respeitado pensador a serviço de sua terra. Suas ideias são veiculadas em livros, na imprensa local e em seu portal, na Internet, aliás, um dos mais visitados, o que demonstra a oportunidade e sintonia de seu pensamento com o público pensante do País. Cumpre, assim, o verdadeiro papel do intelectual, no dizer de Norberto Bobbio, a quem cabe “agitar ideias, levantar problemas, elaborar programas ou apenas teorias gerais”. No entanto, acrescenta o mesmo Bobbio, que ao político cabe tomar as decisões. E, às vezes, angustiado por não ver seu pensamento em ação, Pires tem incursionado também por essa seara. Na verdade, pode–se dizer que Magno Pires pensa com as mãos, é um homem de ideias e ação.

Uma pequena parte de seu pensamento vai exposta na presente publicação, onde salta à vista o entusiasmo com que vislumbra o futuro. As obras do Rodoanel que está sendo construído para desafogar o trânsito de Teresina chamaram sua atenção. Também, com uma visão muito aguçada analisa o quadro político atual e faz projeções para o futuro. Por fim, na qualidade de administrador e analista político deixa transparecer alguns conselhos aos governantes.

É, pois, o presente opúsculo uma mostra do pensamento e das ideias de um reconhecido pensador piauiense, a nós cabendo conhecer e apreciá-las com todo o cuidado que o tema merece. Parabéns Magno Pires, o Piauí agradece seu esforço.

 

 

Reginaldo Miranda

Presidente da Academia Piauiense de Letras