PIAUÍ: Desenvolvimento com modelo de gestão eficaz
O Piauí caminha a passos largos rumo ao desenvolvimento, e foca no bem-estar da população sua meta macro, utilizando-se de uma ambientação política administrativa consolidada através da gestão pública alicerçada em modelos avançados, com estipulação de metas e posterior obtenção de resultados satisfatórios em tempo hábil.
Desde o início do seu mandato o Governador Wilson Martins não tem medido esforços para colocar o Piauí em lugar de destaque, e progressivamente isto vem acontecendo em todos os setores, mostrando que o modelo de gestão fiscal e administrativa efetivo, investimentos e confiança do setor produtivo em suas mais variadas vertentes: produção familiar, empresarial e industrial; bom convívio com os demais poderes , respeito as instituições, e o digno tratamento dado ao servidor público são as ferramentas primordiais que nos levam a lograr êxito.
Os modelos governamentais do Partido Socialista Brasileiro nas esferas municipais e estaduais transmitem a segurança que a população tanto espera de seus gestores, sendo que para que isso ocorra é imprescindível o real cumprimento dos compromissos assumidos que levam a resolutividade das demandas sociais. Tais fatores estabelecem a robustez do elo entre o governo e sua gente, e isso é executado.
No Piauí não é diferente, apenas saiu atrasado na corrida rumo ao desenvolvimento, tendo que avançar dirimindo as mazelas oriundas de uma dívida social até pouco tempo considerada impagável, devido aos referenciais deletérios outrora utilizados para gerir a vida das pessoas.
A dúvida se dissipa quando a realidade é mostrada nua e crua, quando o Piauí é destaque em quantidade de alunos matriculados na rede pública de ensino, nas avaliações positivas no IDEB, no crescimento do PIB e do IDH, na diminuição drástica do índice de piauienses na extrema pobreza, na alta resolutividade nas questões de saúde pública; destaque no setor primário, batendo todos os recordes de produtividade principalmente na região dos cerrados onde há um plano de desenvolvimento em curso, dotando-a de infraestrutura diretamente proporcional a sua potencialidade; na atenção ao pequeno produtor que deixou de ser vassalo e hoje é ator principal no contexto produtivo do Estado; no tratamento sério e eficaz contra uma realidade temporânea, a seca, com as ações de extrema necessidade que vão desde a reposição hídrica a introdução de mais de 10.000 agricultores no seguro garantia safra; destaque na defesa agropecuária onde se cumpre todas as determinações sanitárias nas áreas animal e vegetal, estando prestes a ingressar na zona livre da febre aftosa com vacinação.
Em ritimo de execução plena, citamos a intensificação de ações voltadas ao combate as drogas, em especial o crack, uma das maiores pragas sociais de todos os tempos. No quadro nacional da violência aparecemos com índices diminutos, somos exemplo de polícia cidadã, destaque no tratamento dispensado a pessoas com necessidades especiais e na atração de investimentos externos. Planejamos de maneira estratégica nas diretrizes socioeconômicas, na execução de obras estruturantes, na pavimentação asfáltica de excelente qualidade com maior resistência e durabilidade, hoje superior 2.000 km na malha rodoviária do Estado, interligando nossos municípios.
A política de valorização do serviço e servidor cria paradigmas com a implantação de planos de cargos carreiras e salários com aumentos significativos para todas as classes. Os médicos recebem um dos maiores salários do país e os professores tem aumentos progressivos e lineares acima do percentual estipulado pelo piso nacional. A mobilidade urbana é também marca desse modelo de gestão, com uma intervenção intensa em nossa capital através construção do rodoanel, pontes, viadutos e duplicação das Brs de acesso (316 e 343) , além da entrega da nova potycabana, estabelecendo uma ligação intensa entre um Governador e Teresina, o que não acontecia há décadas. As ações de mobilidade urbana não se restringem apenas a capital, sendo também levadas aos mais variados municípios com a construção de anéis viário e capeamento asfáltico em Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Luzilândia, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, dentre outros. A Zona de Processamento de Exportação - ZPE em Parnaíba desponta como uma grata realidade que irá promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social, e em sua primeira fase gerará mais de 4.000 empregos diretos e indiretos no setor industrial e agrário.
Dentre as várias riquezas naturais deste Estado o gás natural e o petróleo na bacia do Parnaíba é uma grata realidade, onde o leilão dos lotes para exploração superou todas as expectativas sendo os mais disputados e destacando nossa bacia como a mais nova fronteira exploratória do país, promovendo vários investimentos neste setor.
Todas essas ações geram o bem-estar social e formam a combinação perfeita para nosso completo desenvolvimento, além de serem intervenções de suma importância que mudam circunstancialmente a vida da pessoas. Um outro legado que será deixado a outros governos é o Plano de Desenvolvimento Estratégico, que proporcionará um crescimento sustentável , avaliação de macros-tendências do investimento produtivo e em infraestrutura e colocará definitivamente o Piauí em um ponto estratégico como unidade federativa.
Por tudo isso, é notório nosso desenvolvimento, mesmo quando muitos queiram atropelar os trâmites dos acontecimentos, muitas vezes por acharem que se pode chegar aos cem metros sem correr os dois primeiros, contrariando as leis da física e os feitos dos grandes campeões olímpicos que se tornam os mais rápidos do mundo, porém superando etapas. Detecta-se que no afã de estabelecer a crítica pela crítica, muitas vezes ensejam em demonstrar opacidade naquilo que vem reluzindo a contento. Muito já foi feito, muito se tem por fazer, mas uma convicção é clarividente, que não são apenas cimento e asfalto que sinalizam o pleno desenvolvimento, além disso, a busca desse governo pela satisfação de seu povo se enquadra também como sinal claro. No plano desenvolvimentista, metas e propostas factíveis também dão segurança e a credibilidade necessárias para poder olhar de frente e responder a contento a confiança depositada através do sufrágio, que é a forma mais democrática de demonstração da vontade popular, e tudo isso o governo Wilson Martins tem feito de maneira efetiva.
O modelo de governo psbista emerge no piauiense seus mais gloriosos valores, reforçando a confiança em seu governante e não menos importante em seu modelo de gestão, modelo este que entrará para história como divisor de águas do tão esperado desenvolvimento, tendo nossa população motivos recorrentes de aclamação a nossa Terra Querida.
*Raimundo José Mendes Silva
Médico Veterinário/ Fiscal Estadual Agropecuário
Membro do PSB Piauiense