Gestão

PIAUÍ TEM EXCESSO DE PROFESSORES, DIZ MEC

PIAUÍ TEM EXCESSO DE PROFESSORES, DIZ MEC

O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, visitou o Liceu Piauiense na sexta-feira (9) e disse que o Estado passa por problemas de gestão na Educação, já que possui, segundo dados do próprio Ministério, "professores demais".

O secretário disse que a média nacional é de 1 professor para cada 25 alunos. O Piauí, no entanto, está com 1 professor para cada 10 alunos. "Se há professores demais, é sinal que o Estado está com problemas de gestão. Sendo assim, é difícil investir os recursos em melhorias do sistema e escolas, já que o dinheiro vai todo para a folha de pagamento", argumentou.

Binho acrescentou que o Piauí está fazendo a sua parte, buscando resolver os problemas que encontrou, entre eles, além do excesso de professores e estrutura precária, há a questão do número de matrículas, que não coincide com o censo escolar.

O prazo para as correções já se encerraram e provavelmente o Piauí terá que entrar na Justiça para reaver recursos que perdeu por conta da redução do número de alunos.  "O governador está tentando uma medida legal para que o sistema seja reaberto e o Piauí possa provar que possui um número de matrículas maior do que está no censo. Se ele conseguir isso vai ser muito importante para o Piauí. Os recursos são repassados ao governo a partir do número de matriculas existentes. O Fundeb depende disso. Tudo está sendo apurado", afirma.