Blog
Picos: Governador entrega 690 certificados do Projovem
O governador Wilson Martins e a secretária estadual de Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, entregaram neste sábado (24), 690 certificados do Projovem Urbano na cidade de Picos. Na ocasião também foi anunciada a renovação de 22 novas turmas do projeto.
A secretária ressaltou que o Projovem do Piauí é uma referência em todo o país porque tem o menor índice de evasão de inscritos do Brasil, menos de 1%, o que segundo as normas do Ministério da Educação e Cultura pode ser considerada uma evasão igual a zero. Outro ponto destacado por Larissa Maia é que a taxa de inserção dos jovens piauienses no mercado de trabalho (32%) é superior à média nacional (30%).
Ao todo, na solenidade foram entregues 690 certificados a alunos de 23 turmas de áreas diversas como administração, madeira e móvel, construção civil, educação, turismo, entre outras.
Os cursos são divididos em 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional, onde os jovens aprendem noções de associativismo, cooperativismo, empreendedorismo para, a partir daí, estarem mais preparados profissionalmente.
“Eu acho que se estes jovens realizarem seus sonhos, eu estarei realizando os meus. Para mim que sou uma entusiasta do empreendorismo, trabalhar com a juventude é uma inspiração e um contágio todos os dias. É uma felicidade estar aqui. Picos hoje discute trabalho e emprego decente e certifica 690 alunos na sua qualificação profissional. O governo do estado tem muito o que comemorar nesta macrorregião”, descreveu a secretária.
Larissa Maia anunciou ainda a renovação do Projovem em Picos. “Asseguramos mais 22 novas turmas para o Projovem Trabalhador aqui na cidade”, pontuou.
O governador Wilson Martins demonstrou sua felicidade com a entrega dos certificados e ressaltou a importância da qualificação dos jovens para o Piauí. “O nosso Projovem é muito bem avaliado e estamos implementando ainda mais este crescimento. Estamos trabalhando com ação efetiva na saúde, educação, segurança pública e geração de emprego e renda. E o Projovem entra na capacitação de jovens para o mercado”, declarou.
Carlos Lustosa Filho
Da CCOM, com informações de Mara Teles