Gestão

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PIAUÍ

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PIAUÍ

Numa entrevista coletiva no palácio Karnak nesta terça-feira, 7/5, o governador Wilson Martins (PSB) assinou contrato com a empresa Diagonal do Recife para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí, o qual, além do diagnostico das potencialidades do Piauí, fará uma projeção dos investimentos necessários para o Estado nos próximos 30/40 anos, o que possibilitará as condições de pleno desenvolvimento sustentável do Estado em todos os setores sociais e econômicos.

            Esse plano, lembra-me os planos diretores da SUDENE para o Nordeste, cujo levantamento recorda o que a Autarquia regional, a partir da década de 50, sob a tutela de Celso Furtado e sua equipe fizera no governo do presidente Juscelino Kubistchek. Os planos diretores da SUDENE fizeram um diagnostico geral das condições sociais e econômicas do Nordeste e projetaram os investimentos que o Governo Federal deveria executar para minimizar e/ou melhorar as condições sócio-economicas da população nordestina.

            A empresa Diagonal fez muito bem ao colocar a economista Tânia Bacelar (ex-SUDENE) na equipe de elaboração do plano. Esse plano terá ampla aplicabilidade pelos sucessivos gestores do Piauí e atende histórica aspiração dos empresários do Estado, conforme ressaltou o presidente da FIEPI e vice-governador do Estado, Antônio José de Moraes Sousa Filho.

            O governador Wilson Martins sai à frente e inova, com esse plano, deixando um legado espetacular para os futuros sucessores e às gerações de políticos e gestores piauienses. Será a Bíblia dos governantes a partir de seu lançamento.