Gestão

Plano quer reduzir emissão de carbono na agropecuária na próxima década

Plano quer reduzir emissão de carbono na agropecuária na próxima década

OPlano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020/2030, chamado de ABC+, foi lançado, no dia 20 deste mês, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

O novo documento, que é a atualização do Plano ABC, executado de 2010 a 2020, estabelece as metas e os objetivos estratégicos para a promoção da agricultura de baixa emissão de carbono e da produção sustentável no país na próxima década, até 2030. A iniciativa busca aumentar a adoção de práticas e tecnologias sustentáveis na agropecuária para melhorar a renda do produtor e impactar em mudanças climáticas.

“O ABC+ promove a abordagem integrada da paisagem como marco conceitual, estimulando a gestão integrada das propriedades rurais e uso eficiente dos recursos naturais. Estabelece também novos e abrangentes mecanismos de governança que reforçarão a nossa capacidade de monitorar e de avaliar os resultados alcançados”, explicou a ministra.

Ao lançar o novo ABC+, a ministra destacou que o mantra da agropecuária brasileira tem de ser “conservação e produtividade” e reafirmou o papel da agropecuária na mitigação das emissões e adaptação aos efeitos do aquecimento global. “Mais do que isso, reiteramos também a importância do ABC+ na promoção do crescimento econômico, afinal, os produtores rurais aderem às práticas de baixa emissão de carbono porque elas trazem eficiência e renda, conciliando conservação e produtividade.”

Foto:Portal Brasil

Foto: Banco de imagens