Gestão

PM realiza ações para conter a violência

PM realiza ações para  conter a violência

 A violência nas escolas de Teresina é um problema crescente. Em busca de soluções, a Polícia Militar intensificou as rondas nas unidades de ensino e está desenvolvendo, em parceria as secretarias de Educação, ações cuja finalidade é atuar diretamente com a população, de forma mais educativa. 

Nesta semana, a Escola Municipal Dom Helder Câmara e Unidade Escolar Raimundo Nonato Monteiro, localizadas na vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, realizam um concurso de redação com o tema: "A presença da Polícia na escola". Os alunos vencedores do concurso irão dar uma volta hoje sobre a Vila Irmã Dulce, no helicóptero da Polícia Militar. 
O coronel Alberto Mene-ses, comandante de Policiamento da capital, explica que o objetivo do concurso é saber dos alunos o que eles acham da presença PM dentro da escola. Ele acrescenta ainda que o policiamento nas escolas da capital é feito pelo Ronda Cidadão, Policiamento Escolar e agentes da Polícia Militar. "As rondas são feitas de forma constante ao redor das escolas. No caso da Unidade Escolar Raimundo Nonato Monteiro, há dois policiais dentro da escola devido aos índices de violência no local", explicou. 
Durante reunião realizada no dia 17 de setembro, entre comando da PM e a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o secretário Kleber Montezuma pediu ao coronel Lídio Filho, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, que converse com o governador do Estado para que o Projeto de Lei que autoriza as polícias a firmarem convênios com as prefeituras seja levado à Assembleia Legislativa. 
Sobre o assunto, Alberto Meneses afirmou que esse convênio, embora seja um processo simples, só poderá ser estabelecido após as eleições. O projeto de convênio entre a Polícia Militar e o município propõe que policiais, em seus horários de folga, prestem serviços ao poder público. 
Enquanto isso, a PM garan-tiu visitas constantes às escolas a fim de tranquilizar a comunidade dentro e fora das unidades de ensino. Além da execução de atividades que envolvam estudantes e pais de alunos, a exemplo do concurso de redação. A diretora da Escola Municipal Dom Helder Câmara explica que o maior problema da região são os assaltos, do lado de fora da escola, no período da noite, que são muito constantes. "Os alunos só saem em grupo, pois sair sozinho representa um risco muito grande de ser assaltado", disse.
Fonte: Diario do Povo