PREFEITO DE CAXIAS ATRASA PAGAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR POR TRÊS MESES
PREFEITO DE CAXIAS ATRASA PAGAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR POR TRÊS MESES
Magno Pires
É inadmissível que qualquer gestão municipal atrase o pagamento do transporte escolar. Justamente porque os recursos para liquidação desse transporte são transferidos regularmente aos Estados e Municípios pelo Governo Federal.
O transporte escolar foi uma das formas que o Governo Federal encontrou para acabar com as faltas dos alunos às escolas, melhorando a frequência do aluno às aulas. E tem funcionado com sucesso não fosse os gestores irresponsáveis.
Entretanto, é lamentável que algumas administrações municipais desviem os recursos destinados ao transporte escolar para o pagamento de outras despesas, certamente desviando os recursos para destino oposto ao do transporte escolar.
O Ministério Público Federal deverá ser acionado, bem como o Ministério da Educação e os Conselhos Tutelares para auditar as contas da prefeitura de Caxias, relativamente ao FUNDEBE, especificamente ao transporte escolar.
Se esse prefeito de Caxias tem coragem de atrasar o pagamento do transporte escolar, cujos recursos são remetidos mensalmente à prefeitura de Caxias, para liquidação dessa despesa, imagine o que não fará com aqueles recursos que não têm Ministério Público Federal, para ser acionado, numa falta grave como essa, que dá cadeia, porque é crime de responsabilidade/improbidade.
Espera-se que o Ministério Público Federal e o Ministério de Educação, através de sua auditoria ajam, efetivamente, contra esse gestor de Caxias, condenando-o exemplarmente.
Este Portal Magno Pires prosseguirá na sua investigação e fará a respectiva denúncia pública para que as autoridades fiquem cientes de que esse prefeito está prejudicando sensivelmente os alunos do município de Caxias.
Os prestadores de serviço para o transporte escolar de Caxias, com três meses em atraso, poderão ingressar com ação no Ministério Público Federal para requerer da prefeitura o pagamento dos meses em atraso. Especula-se que o Prefeito teria avisado e/ou dito que em dezembro/2019 liquidará os pagamentos. Os transportadores dos alunos não acreditam mais no prefeito que perde credibilidade no maior segmento social dos servidores da Educação, que são os professores, que se cansam de explicar aos alunos, ainda em defesa do prefeito, que o atraso do pagamento será solucionado mesmo ainda em dezembro/2019. Ninguém acredita mais no prefeito. E ainda fala que será reeleito.