Produção industrial avança em 13 localidades em abril, aponta IBGE
Diante do crescimento de 8,9% na produção industrial em abril, o setor registrou alta em 13 dos 15 locais analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com crescimento em 24 dos 26 segmentos. Foram considerados na pesquisa 14 estados mais a região Nordeste separadamente.
De acordo com levantamento do órgão, São Paulo (+14,8%), Santa Catarina (+14,6%), Mato Grosso (14,4%), Amazonas (+13,2%) e Paraná (12,8%) foram os locais que mais registraram crescimento no mês passado.
Segundo o IBGE, esse desempenho pode ser explicado pelo aumento na produção de veículos, alimentos, máquinas e equipamentos, entre outros. Os únicos dois estados que observaram uma queda no setor industrial foram Espírito Santo e Pará, com retrações de 2,1% e 0,7%, respectivamente. Nesses locais, pesou o desempenho negativo na produção de produtos minerais e metalúrgicos.
Recuperação
Os números da indústria nacional têm gerado otimismo no setor diante do crescimento da economia e após uma dura recessão nos últimos anos. Em 2017, a produção industrial fechou com crescimento de 2,5%, quebrando um período de três anos seguidos de retração. Para 2018, as estimativas dos especialistas apontam para um avanço ainda mais forte: 3,8%. No acumulado de janeiro a abril, a alta já foi de 4,5%.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE e Banco Central